NotíciasMundoEstados Unidos ultrapassa um milhão de mortes relacionadas a Covid-19

Estados Unidos ultrapassa um milhão de mortes relacionadas a Covid-19

O total é o mais alto já registrado no mundo, embora a OMS acredite que há subnotificação de vítimas em outros países

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/Instagram

Os Estados Unidos superaram a marca de um milhão de óbitos relacionados a Covid-19. Os dados foram assegurados pela Casa Branca nesta quinta-feira (12). O número é o mais alto já identificado em todo o planeta, embora a Organização Mundial da Saúde (OMS) acredite que o verdadeiro total de vítimas possa ser ainda maior em diversos países com subnotificação de casos.

"Hoje, chegamos a um trágico marco: um milhão de vidas americanas perdidas para a Covid-19. Um milhão de cadeiras vazias ao redor da mesa de jantar. Cada uma delas uma perda irreparável. Cada uma delas deixando para trás uma família, uma comunidade, e uma nação que mudou para sempre por causa dessa pandemia. Jill e eu rezaremos por cada uma delas", comunicou o presidente Joe Biden.

Biden determinou que bandeiras sejam hasteadas a meio mastro para registrar o marco. O número de hoje ultrapassa o de 675 mil mortes estimadas durante o surto de gripe espanhola de 1918-19, a pandemia mais grave dos últimos tempos.

"Devemos permanecer vigilantes contra essa pandemia e fazer tudo o que pudermos para salvar o maior número possível de vidas, como fizemos com mais testes, vacinas e tratamentos do que nunca", ressaltou Biden.

80 milhões de casos

O primeiro caso confirmado nos EUA foi relatado em 20 de janeiro de 2020, quando um homem voltou para casa, em Seattle, após um voo que saiu de Wuhan, na China. Desde então, já foram registrados mais de 80 milhões de casos da doença no país.

Segundo especialistas em saúde pública, o alto número de mortos nos EUA pode ser resultado de uma série de fatores, como altas taxas de obesidade e hipertensão; sistemas hospitalares sobrecarregados; hesitação para tomar as vacinas e grande população idosa.

Tags

Notícias Relacionadas