Encontro: Brasil e EUA organizam reunião entre Lula e Donald Trump
Brasil aponta que encontro deveria acontecer na cúpula da ASEAN, na Malásia

Foto: Ricardo Stuckter / PR e White House
Os governos do Brasil e dos Estados Unidos estão trabalhando em conjunto para o esperado encontro entre Lula e Donald Trump acontecer. A expectativa brasileira é que a reunião aconteça em um "país neutro", nem Brasil ou nem EUA.
Devido a isso, Brasília vem indicando a cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), que ocorrerá neste mês, na Malásia, como um local ideal para as conversas, disseram os funcionários, que pediram anonimato para discutir assuntos sensíveis. A ideia é que os líderes se encontrem em local neutro.
Entretanto, Donald Trump ainda não confirmou oficialmente sua participação na cúpula da ASEAN, porém é esperado que ele visite a Malásia como parte de uma viagem de propaganda pela Ásia, que também contaria com paradas no Japão e na Coreia do Sul. Lula seguirá para Kuala Lumpur, capital da Malásia, após uma visita de Estado à Indonésia, parte de seus esforços para aprofundar os laços comerciais com a região.
O encontro com Trump é tratado como prioridade máxima pelo presidente brasileiro, segundo dois funcionários familiarizados com a situação. Mas o líder brasileiro também está focado em garantir que o encontro seja eficaz, e quer ter certeza de que terá dados e informações suficientes para apresentar a Trump antes de agendar o encontro, disse um dos funcionários.