NotíciasMundoElevador da Glória despenca em Portugal e deixa 15 mortos

Elevador da Glória despenca em Portugal e deixa 15 mortos

Além dos 15 mortos, outras 18 pessoas ficaram feridas

| Autor: Redação - Varela Net
Elevador da Glória despenca em Portugal e deixa 15 mortos

Foto: Reprodução / Redes Sociais

Um dos principais pontos turísticas de Lisboa, em Portugal, o Elevador da Glória descarrilhou e tombou na tarde desta quarta-feira (3). O acidente deixou 15 mortos e cerca de 18 feridos, segundo a Polícia de Segurança Pública (PSP). O incidente ocorreu após o rompimento de um cabo. Até o momento, dos 18 feridos, 5 estão em estado grave no momento.

Mais de 30 agentes atuam no local para resgatar pessoas presas nas ferragens. O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) informou que “devido à limitação de meios (humanos) na área ferroviária, apenas amanhã de manhã (quinta-feira) iniciará a recolha de evidências no local”, disse um funcionário para agência de notícias portuguesa Lusa. 

Vereador da Câmara Municipal, Fernando Nunes da Silva explica que o provável de ter acontecido é que um cabo de tração tenha quebrado. "Pelo que se consegue ver pelas imagens, o mais provável é que um cabo de tração tenha se quebrado e, ao quebrar, os freios que normalmente deviam funcionar numa situação destas não funcionaram", declarou.

O elevador da Glória pode transportar até 43 passageiros e opera desde 1885. Sua última reparação geral foi em 2022, mas manutenções periódicas ocorrem regularmente, como em 2024.

Através de um comunicado, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa lamentou o ocorrido.

"O Presidente da República apresenta o seu pesar e solidariedade às famílias afetadas por esta tragédia e espera que a ocorrência seja rapidamente esclarecida pelas entidades competentes", lamentou.

Tags

Notícias Relacionadas