Donald Trump retira Estados Unidos de 30 organizações ligadas à ONU
Trump diminuiu o pagamento de suas contribuições à ONU, escolhendo agências consideradas alinhadas à sua agenda

Foto: Official White House Photo by Daniel Torok
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, retirou o país de 35 organizações do quadro de relacionadas às Nações Unidas e de 31 entidades da ONU nesta última quarta-feira (7). Conforme comunicado da Casa Branca, a saída se dá porque eles “operam contrariamente aos interesses nacionais dos EUA”.
As organizações afetadas são agências, comissões e painéis consultivos ligados à ONU que trabalham questões climáticas, trabalhistas e outras denominadas por Donald Trump como voltadas para iniciativas “woke”.
Entre elas, estão entidades de grande importância internacional como a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres); a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) e o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).
Trump diminuiu o pagamento de suas contribuições à ONU, escolhendo agências consideradas alinhadas à sua agenda. Após a redução de apoio, a organização passou a enfrentar cortes de pessoal e programas.
Em seu primeiro mandato, o republicano já havia tirado os Estados Unidos de órgãos multilaterais e, em julho de 2020, durante a pandemia da Covid-19, anunciou a retirada do país da Organização Mundial da Saúde.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.


