NotíciasMundoCIA disse ao governo Bolsonaro para não questionar eleições, diz agência

CIA disse ao governo Bolsonaro para não questionar eleições, diz agência

A agência disse ter conseguido a informação com fontes que falaram com a condição de que não fossem identificadas

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/TV Brasil

O diretor da CIA, serviço de inteligência dos Estados Unidos, comunicou a integrantes do governo de Jair Bolsonaro, que o presidente do Brasil deveria deixar de contestar a integridade das eleições no país, segundo a agência de notícias Reuters nesta quinta-feira (5).

A agência alega ter conseguido a informação com fontes que pediram para não serem identificadas.

Conforme a Reuters, o aviso foi feito por William Burns, diretor da CIA, em uma reunião realizada em julho do ano passado, segundo duas fontes ouvidas pela agência de notícias.

Ainda não se sabe onde ocorreu o encontro. Entretanto, a Reuters afirma que Burns esteve no Brasil em julho, em viagem não prevista em sua agenda oficial. Na ocasião, o diretor da CIA encontrou Bolsonaro, o ministro-chefe do Gabinete Institucional, o general Augusto Heleno, e o então diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem.

De acordo com a agência, Burns jantou com o generais Augusto Heleno e o Luiz Eduardo Ramos, ministro de Estado Chefe da Secretaria-Geral da Presidência durante a mesma visita à Brasília, a quem o norte-americano disse que o processo democrático é sagrado, e que Bolsonaro não deveria se referir a ele publicamente como vinha fazendo.

Uma fonte da Reuters em Washington, que também não se identificou, confirmou que uma delegação liderada pelo diretor da CIA aconselhou a assistentes de Bolsonaro que ele parasse de "subestimar o sistema de votação no Brasil".

O presidente do Brasil tem feito uma série de ataques ao sistema eleitoral do Brasil e ao voto eletrônico, sem apresentar provas.

Ainda conforme a Reuters, nem o governo Bolsonaro nem a CIA comentaram sobre o alerta.

Tags

Notícias Relacionadas