NotíciasMundoChina interrompe a divulgação de dados da Covid-19; vídeos com corpos viralizam

China interrompe a divulgação de dados da Covid-19; vídeos com corpos viralizam

Desde 7 de dezembro, o país flexibilizou medidas de saúde e abandonou política de "covid zero"

| Autor: Redação

Foto: Divulgação/Governo da China

A Comissão Nacional de Saúde da China anunciou neste domingo (25) que não publicará mais os números diários de casos e mortes por Covid-19, como acontecia desde o início de 2020.

O órgão, que tem status de ministério, não justificou a decisão, mas os dados já não refletiam o crescimento no número de contágios sem precedentes que afeta a China desde 7 de dezembro, data em que o governo flexibilizou as severas medidas de saúde da política de "covid zero".

Antes, os exames PCR, que eram quase obrigatórios, permitiam monitorar com segurança os dados da epidemia.

Atualmente, as pessoas infectadas fazem testes em casa e normalmente não comunicam os resultados às autoridades, o que impossibilita a compilação de números confiáveis.

"A partir de hoje, não publicaremos mais os dados diários sobre a epidemia", afirmou a Comissão Nacional de Saúde.

Parte da população alega que o número real de contágios é maior do que as estatísticas oficiais e recebeu o anúncio com sarcasmo.

"Finalmente acordaram e perceberam que não podem enganar as pessoas com números subestimados", escreveu um cidadão na rede social Weibo.

Em meio à recusa da China de passar os números reais, vários vídeos circulam nas redes mostrando corpos espalhados em hospitais e crematórios do país.

Tags

Notícias Relacionadas