NotíciasMundoChefe da OMS diz que Ômicron pode ser menos grave, mas não é leve

Chefe da OMS diz que Ômicron pode ser menos grave, mas não é leve

Segundo diretor-geral da OMS, 109 países não cumprirão a meta de que 70% da população mundial seja totalmente vacinada até julho

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/Twitter

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou nesta quinta-feira (6) que a variante ômicron, parece provocar formas menos graves da doença do que a delta, mas não deve ser classificada como "leve".

Além disso, Tedros fez um apelo por uma maior equidade global na distribuição e acesso às vacinas contra a Covid-19. Segundo o diretor-geral da OMS, 109 países não cumprirão a meta de que 70% da população mundial seja totalmente vacinada até julho. Esse objetivo é visto como uma ajuda fundamental para encerrar a fase aguda da pandemia.

Já o conselheiro da OMS, Bruce Aylward, disse que 36 nações nem mesmo alcançaram 10% de cobertura de vacinação. Entre os pacientes graves em todo o mundo, 80% não foram vacinados, acrescentou.

A OMS afirmou, também nesta quinta-feira, que o número de novos casos de Covid-19 atingiu um pico na última semana, com um aumento de 71% em relação à anterior. 

Segundo a organização, já vinha sendo observado um aumento gradual nas infecções desde outubro, mas que o registrado na semana de 27 de dezembro a 2 de janeiro foi sem precedentes.Apesar do aumento nos casos, o número de novas mortes diminuiu 10%, segundo o boletim da OMS.

Tags

Notícias Relacionadas