Brasil e Reino Unido firmam parceria para reforçar combate ao tráfico de pessoas
Acordo prevê troca de informações de inteligência, operações conjuntas e ações de prevenção e apoio às vítimas

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Os governos do Brasil e do Reino Unido anunciaram nesta quarta-feira (12) uma parceria para o enfrentamento ao tráfico de pessoas. O memorando de entendimento firmado entre os dois países prevê troca de informações de inteligência, coordenação de operações conjuntas e ações de prevenção e assistência às vítimas.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o acordo faz parte da estratégia de fortalecimento da política nacional de combate ao tráfico de pessoas, que busca ampliar a cooperação internacional no enfrentamento desse tipo de crime.
“Nos últimos anos, o Brasil tem priorizado a cooperação com países parceiros para aprimorar investigações, formar agentes públicos e ampliar a rede de proteção às vítimas”, destacou o secretário Nacional de Justiça, Jean Uema.
O tráfico de pessoas é considerado uma das principais modalidades de crime organizado transnacional, e, segundo o governo brasileiro, o combate eficaz depende da atuação conjunta entre as nações.
O Ministério lembrou ainda que acordos semelhantes foram firmados no ano passado com autoridades da Colômbia e da Bolívia, também com foco na repressão e prevenção desse tipo de crime.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.


