NotíciasMundoAvião de líder mercenário que desafiou Putin cai na Rússia e mata todos a bordo

Avião de líder mercenário que desafiou Putin cai na Rússia e mata todos a bordo

Jato da Embraer de Yevgeny Prigozhin sobrevoava de Moscou para São Petersburgo

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/RIA Novosti

O líder do grupo mercenário Wagner, que protagonizou há exatos dois meses um motim contra a cúpula militar da Rússia no maior desafio ao presidente Vladimir Putin em mais de 20 anos, estava na lista de passageiros de um jato executivo que caiu perto de Tver, na Rússia. Todas as pessoas a bordo morreram. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

Segundo a publicação, o acidente ocorreu na madrugada desta quarta-feira (23), na rota que o jato de fabricação brasileira Embraer Legacy 600 fazia entre Moscou e São Petersburgo, um dia depois de Yevgeny Prigozhin reaparecer em suas redes sociais com um vídeo que teria sido gravado durante operações do Wagner na África.

De acordo com Ministério das Situações de Emergência, apurou a Folha, a lista de passageiro tinha três tripulantes e sete passageiros, incluindo o líder. Mas o primeiro relato do órgão sobre as buscas afirma que só foram encontrados oito corpos nos escombros.

Conforme o jornal, o jato tinha matrícula RA-02785, e desde 2019 estava sob sanção dos Estados Unidos por ser considerado de propriedade de Prigozhin, que era um aliado próximo de Putin. Ele foi visto embarcando na aeronave diversas vezes, inclusive quando foi para Belarus após o motim fracassado de 24 de junho.

Tags

Notícias Relacionadas