Após encontro com líderes europeus, Trump sinaliza reunião trilateral com Putin e Zelensky
Encontro entre líderes pode marcar avanço nas negociações de paz entre Ucrânia e Rússia

Líderes europeus e presidente estadunidense Donald Trump |Foto: Reprodução/Redes Sociais
Nesta segunda-feira (18), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que, se “tudo correr bem”, haverá uma reunião trilateral envolvendo o próprio Trump, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o líder da Rússia, Vladimir Putin.
O republicano disse que pretende ligar para Putin logo após o encontro com Zelensky, com o objetivo de iniciar os preparativos para o acordo. Segundo relatos, Trump já iniciou os arranjos para definir local e formato para o diálogo entre os líderes ucraniano e russo.
O presidente estadunidense classificou sua reunião com Zelensky e outras lideranças europeias como “muito boa” e destacou que políticas de segurança para a Ucrânia foram discutidas em coordenação com os aliados europeus. Após essas discussões, afirmou ter entrado em contato com Putin para avançar com os preparativos da cúpula trilateral.
Além da proposta de diálogo direto entre Kiev e Moscou, Trump reafirmou a relevância de incluir possíveis trocas de território como parte das negociações para tentar construir um acordo de paz duradouro.