NotíciasExclusivasNatal: Da tradição religiosa ao fenômeno cultural global

Natal: Da tradição religiosa ao fenômeno cultural global

Natal é uma festa única, mas que se diversifica em cada lugar do mundo

| Autor: Lucca Anthony
Natal: Da tradição religiosa ao fenômeno cultural global

Foto: Divulgação/Prefeitura de Salvador

O Natal é a data comemorativa mais aguardada do ano. Além de juntar com as férias e "abrir" a época de comemoração que marca o final do ano, o festejo é muito lembrado por juntar pessoas e trazer um significado mais do que especial. A comemoração é uma mistura da cultura cristã ao comemorar o nascimento de Jesus Cristo e pagã, onde celebravam o solstício de inverno em honra a divindades como o Sol e Saturno. A Igreja Católica acabou oficializando a prática a partir do século IV, o que a popularizou ainda mais. Mas, além de uma festa religiosa, o Natal também é o momento de agradecer e ser grato pelos momentos vividos durante o ano, além de aproveitar novas memórias com pessoas importantes. 

ULTRAPASSOU OS LIMITES DA RELIGIÃO E SE TRANSFORMOU EM CULTURA

O Natal se tornou mais do que uma festa religiosa, sendo parte da cultura de diferentes pessoas em todo o mundo. Com seus enfeites típicos, coloração única (verde e vermelho), comidas exclusivas, músicas chicletes e principalmente o presente, o Natal tem rosto único e características próprias. Entre essas características, existe a principal, o "Santa Claus" (em inglês) ou o "Papai Noel", mas de onde esse personagem surgiu?

A história do Papai Noel é uma grande mistura entre histórias antigas + tradições populares + um impulso da cultura moderna. Os primeiros contos sobre ele surgiram ainda no século IV, quando um bispo chamado São Nicolau ajudava os pobres e os presenteava "às escondidas", assim como o Papai Noel faz em uma noite de Natal. O religioso se tornou exemplo de generosidade e carinho, e sua história começou a se espalhar por toda a Europa, mas com diferentes nomes como Sinterklass (na Holanda), Santa Claus (EUA) e finalmente como Papai Noel, no Brasil.

Como no tempo as histórias eram passadas pelo "boca a boca", não existia uma imagem criada pelo personagem, o que mudou nos anos 1930. Isso ocorreu devido ao início das "propagandas de massa" da marca Coca-Cola, onde um velhinho barrigudo, com barba grande e roupa vermelha, ganhou popularidade nos trabalhos da marca, entregando uma identidade única para o "bom velhinho". Já o universo que completa toda a magia da época, o Polo Norte, os elfos, renas e sacos de presentes também vieram há séculos atrás, desenvolvido nos Estados Unidos, onde, graças à cultura e representações modernas, o Natal ganhou o "rosto" que conhecemos. 

MESMA FESTA, JEITOS DIFERENTES

O Natal é único em todo local, o que o torna bastante autêntico em cada região em que aconteça. Existe um estereótipo próprio devido a ser uma festa popularizada nos Estados Unidos, logo, é normal quando falamos do Natal lembrar de neve, bonecos de neve, decorações em casa, biscoitos de gengibre e a Mariah Carey. Dentro do Brasil, a cultura se diferencia um pouco principalmente devido ao clima, já que ocorre no verão, mas não deixa de ser mágico e também único. Ao invés da neve, temos um "papai Noel" de short (por conta do calor), a comemoração ocorrendo na véspera (dia 24) - diferentemente dos americanos, onde é celebrado somente no dia 25 -, comida variada e o Roberto Carlos no local da cantora americana que "ressurge" durante todo o mês de dezembro. 

Ainda falando sobre as diferenças, o Natal de Salvador se torna único devido à grande festa proporcionada pela prefeitura da cidade. Entre os dias 5 de dezembro e 6 de janeiro, o centro histórico da cidade contará com uma megaprodução do "Natal de Luz na Cidade que Brilha o Ano Inteiro", onde locais do Centro estarão iluminados, montados e caracterizados com decorações natalinas para comemorar a importante data, tendo inclusive um túnel de som e luz com quase 400 metros e mais de 25 milhões de micro-lâmpadas, o que iluminará ainda mais a época. Outro ponto importante é a apresentação do próprio cantor Roberto Carlos que dará um show gratuito na Boca do Rio no dia 26 de dezembro. 

Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.

Tags

Notícias Relacionadas