NotíciasExclusivasDia de Finados: Diferentes culturas, tristeza e até festa, saiba como surgiu a data

Dia de Finados: Diferentes culturas, tristeza e até festa, saiba como surgiu a data

A data é feriado no Brasil desde 2002, mas já existe há 2 séculos

| Autor: Marco Pitangueira
Dia de Finados: Diferentes culturas, tristeza e até festa, saiba como surgiu a data

Foto: Reprodução FreePik

Feriado no Brasil desde 2002, o Dia de Finados é celebrado em diversos países no mundo inteiro, com origens remetentes a uma celebração pagã.  Comemorado na data de hoje, 02 de novembro, o maior objetivo do dia é homenagear pessoas que já faleceram, seja da família, amigos ou até mesmo famosos. Sua criação veio com a Igreja Católica e a data foi estipulada em 998 D.C pelo abade Odilo. 

Inicialmente, sem data fixa, a ideia era dedicar um dia para rezar por todos os mortos. A escolha pelo dia 02 de novembro veio por uma circunstância: o início anual das celebrações pagãs, tendo como base a própria celebração da igreja católica, em realizar missas de sete e 30 dias após a morte de alguém, algo feito até os dias de hoje. Ou seja, unificar todas essas “homenagens” em um dia específico.

Além disso, a ideia era criar uma conexão com o Dia de Todos os Santos, que celebra todos os santos existentes da Igreja Católica, servindo como um complemento. Apesar de existir desde 998 D.C, foi somente em 1915, com o papa Bento XV, que foi permitido celebrar missas pelos mortos. 
No Brasil, a data se tornou feriado em 2002 após a Lei nº 10.607 ser estipulada. Mesmo sendo uma data de homenagem, o feriado do Dia de Finados é como qualquer outro no país: sem aulas nas escolas ou faculdades, trabalhos sem expedientes e horários alternativos. 

Diferentes Culturas

Criado no intuito de homenagear os mortos, o Dia de Finados costuma ser diferente nos mais diversos países. Em território brasileiro, a data é vista como um momento de respeito, mais silêncio, onde as famílias fazem alguma missa ou vão até o cemitério entregar flores.

Em outros países, como a Espanha, Itália e Portugal, a cultura é extremamente parecida, flores em cemitérios, momentos de oração.  Já na Guatemala, por exemplo, a cultura muda um pouco e o céu é preenchido com pipas coloridas. Cada uma dessas pipas representam um ente querido e tem como significado afastar maus espíritos.

Dia de los Muertos – México 

No país da América Central, a celebração do Dia de Finados é a mais alternativa do mundo. Conhecido como Dia de los Muertos, a celebração é extremamente vibrante, misturando a igreja católica e tradições indígenas.

Como dito anteriormente, a origem desse dia na cultura mexicana tem muita relação com a cultura indígena. O culto à morte era comum entre as culturas pré-hispânicas. Quando alguém era morto, os familiares organizavam uma festa para levar o mesmo até o Mictlán (de acordo com o Grande Dicionário Nahuatl, mictlan significa "inferno" ou "lugar dos mortos". 

Apesar da festa, o grande objetivo é homenagear os entes queridos. As visitas ao cemitério são feitas, mas diferente do Brasil, as pessoas ouvem músicas e comem, celebrando o momento de vida das pessoas. Além disso, algo muito característico é o desfile que acontece na Cidade do México, onde milhares de pessoas se vestem de caveira para celebrar.

Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.

Tags

Notícias Relacionadas