NotíciasEsportesPresidente da Fifa defende alteração de datas das Copas do Mundo devido às mudanças climáticas

Presidente da Fifa defende alteração de datas das Copas do Mundo devido às mudanças climáticas

Segundo ele, a Fifa precisa ter “mente aberta” para escolher meses com condições mais favoráveis de jogo

| Autor: Redação - Varela Net
Gianni Infantino, presidente da Fifa

Gianni Infantino, presidente da Fifa |Foto: José Méndez/EFE

Durante a Assembleia Geral da Associação Europeia de Clubes, realizada em Roma na última quarta-feira (8), o presidente da Fifa, Gianni Infantino, defendeu a possibilidade de alterar o período tradicional da Copa do Mundo por conta dos efeitos das mudanças climáticas. Ele sugeriu que o torneio possa ser disputado em meses como março ou outubro para fugir dos extremos de temperatura enfrentados em várias regiões do planeta.

Segundo ele, a entidade precisa ter “mente aberta” para rever o calendário e escolher meses com condições mais favoráveis de jogo. “Temos verão e inverno, e se quisermos jogar em qualquer lugar do mundo, talvez março ou outubro sejam melhores opções. Em algumas partes é impossível jogar em julho, e em outras, em dezembro. Precisamos encontrar um equilíbrio”, afirmou o presidente.

O argumento do presidente da Fifa ganha força após competições como a Copa do Mundo de 2022, no Catar, que precisou ser realizada em novembro e dezembro devido ao calor intenso do meio do ano. Além disso, o Copa do Mundo de Clubes de 2025, disputada entre junho e julho deste ano, nos Estados Unidos, teve partidas atrasadas por alertas de clima severo.

Mudanças também podem acontecer na Copa do Mundo de 2034, que será sediada na Arábia Saudita, e pode ser disputada em janeiro de 2035. Segundo Infantino, o movimento seria para evitar as altas temperaturas do verão local e respeitar o período do Ramadã, que ocorrerá no fim de 2034.

“Estamos discutindo constantemente. Não é apenas sobre uma Copa, é uma reflexão geral sobre o futebol e o clima”, finalizou.

Tags

Notícias Relacionadas