NotíciasEsportesNa estreia de Jair Ventura no Barradão, Vitória vence Ceará e segue vivo no Brasileirão

Na estreia de Jair Ventura no Barradão, Vitória vence Ceará e segue vivo no Brasileirão

A partida também marcou o reencontro do treinador Léo Condé com a torcida rubro-negra

| Autor: Gustavo Nascimento
Jogadores do Vitória comemoram gol de Zé Marcos

Jogadores do Vitória comemoram gol de Zé Marcos |Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

No reencontro de Léo Condé com a torcida rubro-negra após sua demissão no início do Brasileirão da última temporada, na noite desta quinta-feira (2), quem levou a melhor foi Jair Ventura, novo treinador do Leão, que fez seu primeiro jogo no Barradão, válido pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com gol de Zé Marcos, o Leão venceu por 1 a 0 e chegou aos 25 pontos no Brasileirão, o que mantém a equipe viva na luta contra o rebaixamento.

Apesar da derrota por 3 a 1 diante do Grêmio, no último domingo (28), Jair Ventura disse ter gostado do desempenho da equipe, o que o fez repetir a escalação para o duelo contra o Ceará. Do outro lado, com a exceção do meia Dieguinho, que está suspenso para o confronto de hoje, Léo Condé também repetiu a escalação utilizada na última rodada, quando o Ceará venceu o São por 1 a 0 no Morumbi.

Quem começou melhor no jogo foi a equipe do Vitória, que tinha a pressão das arquibancadas ao seu favor e conseguia pisar bem no campo de ataque nos minutos iniciais, mas sem criar grandes chances de gol. O primeiro lance de perigo da equipe no Ceará veio aos 13 minutos de jogo, em cobrança de falta de Lourenço, mas sem sustos para a defesa de Lucas Arcanjo.

O Vitória continuou pressionando e conseguiu dois escanteios em sequência por volta dos 18 minutos. Na segunda cobrança, Ronald bateu fechado para dentro da área, Lucas Halter desvio de cabeça para trás e Zé Marcos foi oportunista ao empurrar para o fundo do gol.

Após o gol, o Vitória abdicou da pressão intensa que fazia e recuou suas linhas, o que fez com que o Ceará chegasse com mais frequência ao ataque. No entanto, com três zagueiros e cinco homens na linha defensiva, o time de Jair Ventura conseguiu segurar bem as investidas ofensivas do adversário.

Já na segunda etapa, o Vitória seguiu controlando a partida com uma boa segurança defensiva, mas novamente sem chegar com perigo ao campo de ataque. 

Antes dos 10 minutos, Jair Ventura promoveu as duas primeiras substituições do Vitória no jogo: Matheuzinho e Osvaldo entraram nos lugares de Erick e do espanhol Aitor Cantalapiedra. Antes disso, Léo Condé já havia colocado em campo o meia Vinicius Vina, antigo carrasco do Leão, que entrou no lugar do capitão Richardson. 

Com o tempo passando no cronômetro, o Ceará passou a controlar as ações do jogo e pressionar cada vez mais o Vitória em seu campo de ataque. O Vitória, por sua vez, reagiu com as entradas de Renzo Lopez e Pepê para as saídas de Renato Kayzer e Ronald, aos 28 minutos da segunda etapa. Com as mudanças, a equipe rubro-negra voltou a pisar no campo de ataque, o que reanimou os torcedores nas arquibancadas do Barradão.

No entanto, quem comandou as ações nos minutos finais foi a equipe do Ceará, chegando com perigo em mais de uma oportunidade. Com uma defesa atenta e uma dose de sorte, o Vitória conseguiu resistir à pressão adversária e não cedeu o empate até o apito final, que decretou mais um resultado positivo para o rubro-negro baiano. 

Com o resultado, o Vitória retoma a confiança e aumenta suas chances na luta pela permanência na primeira divisão. O próximo compromisso do Vitória é contra o Vasco da Gama no domingo (5), às 16h, no Rio de Janeiro. 

Tags

Notícias Relacionadas