Lucho recupera a confiança e comanda triunfo tricolor, garantindo vantagem para o jogo de volta
Tricolor dominou o jogo na Fonte Nova e contou com noite inspirada de Lucho Rodríguez

Foto: Leticia Martins / EC Bahia
Rogério Ceni escalou um Bahia bastante modificado para o jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, na Arena Fonte Nova, e viu seu time vencer o Retrô (PE) por 3 a 2. O tricolor, atual quarto colocado da Série A, utilizou uma equipe com vários reservas diante do penúltimo colocado da Série C. Mesmo com o time alternativo, o Bahia controlou as ações e garantiu vantagem para o jogo da volta. Um empate em Pernambuco classifica a equipe para as quartas de final.
Como de costume, o Bahia iniciou o jogo com posse de bola e empurrando o adversário para o campo de defesa, mas teve dificuldades para criar chances claras nos minutos iniciais. Curiosamente, o primeiro chute da partida foi do Retrô, em finalização de fora da área que não assustou o goleiro Ronaldo.
Aos 17 minutos, a primeira finalização tricolor resultou em gol. Após boa jogada de Cauly pela esquerda, Gilberto cruzou para Lucho Rodríguez, que finalizou quase na pequena área: 1 a 0 Bahia. Mal deu tempo de respirar. Logo na sequência, Lucho aproveitou vacilo da zaga adversária, roubou a bola na entrada da área e bateu bonito, ampliando: 2 a 0 em um piscar de olhos.
Mas o Bahia retribuiu a gentileza. Aos 23, Ronaldo tentou despachar a bola, mas chutou em cima de Diego, do Retrô, que caiu desacordado com a bolada. A bola, porém, tomou rumo direto para o gol: 2 a 1.
Na segunda etapa, o panorama se manteve. O Bahia seguiu com a bola, dominando o meio-campo e pressionando o adversário pernambucano. Aos 9 minutos, Rodrigo Nestor fez bela jogada individual e quase marcou um golaço. Aos 15, Rogério Ceni acionou alguns titulares: Everton Ribeiro, Willian José e Ademir entraram para dar novo fôlego ao ataque.
O Tricolor seguiu no campo de ataque, mas sem transformar a posse em chances claras. Aos 28, mais mudanças: Jean Lucas, Luciano Juba e Erick Pulga foram a campo. E surtiu efeito. Aos 35, o Bahia armou um contra-ataque veloz — Ademir acelerou pela direita, esperou o momento certo e cruzou rasteiro para Willian José só empurrar para o gol: 3 a 1.
Mas ainda havia tempo para mais. Após escanteio curto cobrado pelo lado esquerdo, a bola foi levantada na área e Rômulo escorou para Franklin Mascote diminuir para o Retrô: 3 a 2.
O craque do jogo desta noite foi Lucho Rodríguez. Em fase artilheira, o uruguaio marcou novamente — agora, dois gols — e parece iniciar um novo momento com a camisa tricolor.
O Bahia volta a campo no sábado (02), às 16h, fora de casa, contra o Sport, pela 18ª rodada do Brasileirão. O jogo da volta da Copa do Brasil será na quarta-feira (06), às 19h30, em Pernambuco.
- Craque do Jogo: Lucho Rodriguez
- Gols: Lucho Rodríguez (18, 20 2T) e William Jose ( 34' 2t) - Diego (33´1T) e Mascote ( 41' 2T)
- Local: Arena Fonte Nova, Salvador (BA)
- Data: Domingo, 30 de julho de 2025
- Copa do Brasil - Oitavas de Final ( Ida )