Depois de bom desempenho no Baiano, Ceni projeta mais minutos para a base em 2026
Técnico abriu as portas para atletas da base, mas pediu cautela

Foto: Letícia Martins/EC Bahia
A estreia do Bahia na temporada de 2026 foi marcada por mais do que um triunfo no campeonato estadual, como também pelo grande desempenho dos Pivetes de Aço dentro de campo. Com uma goleada de 4 a 2 sobre o Jequié, os meninos da base do Esquadrão chamaram a atenção da torcida e colocaram em evidência o debate sobre o espaço que os jovens atletas podem ter no elenco profissional em 2026.
Mesmo com a empolgação alta devido ao bom desempenho e um discurso positivo do técnico Rogério Ceni sobre começar a utilizar mais a base na temporada, o treinador adotou um tom cauteloso sobre a utilização imediata dos jovens. Para ele, o Campeonato Baiano será fundamental como laboratório, mas não deve ser encarado como um atalho para que os garotos assumam responsabilidades maiores em competições de alto nível.
“Essa oportunidade de jogar Baiano vai falar quem está mais pronto, mas é injusto colocar expectativa em um garoto de 17 anos para resolver problemas em pré-Libertadores”, afirmou o treinador, freando o entusiasmo de parte da torcida que vê na base uma solução imediata para desafios mais complexos.
Ceni destacou que 2026 deve ser encarado como um ano de amadurecimento para os Pivetes de Aço. Mesmo quando não estiverem atuando, os jovens seguirão integrados ao grupo principal, participando da rotina do elenco e, em muitos casos, figurando no banco de reservas.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.


