Cria da base do Vitória estreia na Champions League com gol
Atacante fez um dos gols do Sporting na vitória por 4x1

Alisson comemorando gol na partida desta última quinta-feira (18) |Foto: Reprodução / Redes Sociais
O atacante Alisson Santos, cria da fábrica de talentos do Vitória, estreou na Champions League nesta última quinta-feira (18) e foi um dos autores do gol do time português na goleada de 4x1 sobre o Kairat, do Cazaquistão.
O gol de Alisson foi o 3º do Sporting na partida. Esta é a primeira rodada da fase de liga da competição continental, que funciona em sistema de pontos corridos. O próximo jogo de Alisson e do Sporting é na Itália, contra o Napoli, no dia 1/10, quarta-feira, às 16h.
Em junho deste ano, o Vitória vendeu Alisson por 2,1 milhões de euros, aproximadamente 13 milhões de reais, por 90% dos direitos econômicos do atleta. O Leão da Barra segue com 10% dos direitos restantes.
Natural de Caatiba, na Bahia, o jovem de 22 anos chegou às categorias de base do Vitória em 2018, com apenas 15 anos. Em 9 de agosto de 2019, assinou seu primeiro contrato profissional com o clube baiano, acertando um acordo até julho de 2021.
Alisson fez sua estreia no time profissional no dia 5 de maio de 2021, em um empate por 1x1 contra o Fluminense de Feira pelo Campeonato Baiano, no Barradão. Ainda no mesmo ano, prorrogou seu contrato até maio de 2025.
Após viver uma má fase e ser bastante criticado pela torcida, Alisson foi emprestado para o Náutico, em 2023, já no início de 2024 foi emprestado ao Figueirense. Em agosto do mesmo ano, o atacante foi emprestado ao União Leiria, time da segunda divisão de Portugal, onde viveu sua melhor fase da carreira, com 11 gols feitos na temporada 2024/2025, sendo dez na Liga Portugal 2 e um na Taça de Portugal, além de ter sido eleito o jogador do mês em janeiro de 2025.