NotíciasEsportesCom brasileiros na lista, Bola de Ouro será entregue nesta segunda-feira (22)

Com brasileiros na lista, Bola de Ouro será entregue nesta segunda-feira (22)

Premiação acontece às 16h

| Autor: Lucca Anthony
Com brasileiros na lista, Bola de Ouro será entregue nesta segunda-feira (22)

Foto: Divulgação

O dia da aguardada premiação francesa da revista France Football finalmente chegou. Às 16h (de Brasília) desta segunda-feira (22), premiará o vencedor da Bola de Ouro da última temporada, 2024/2025. O prêmio que será entregue no Théâtre du Châtelet, em Paris, na França, tem dois brasileiros indicados.

O período de avaliação dos jogadores compreende os dias 1º de agosto de 2024 a 31 de julho de 2025, o que corresponde à última temporada europeia. Esse ano, o prêmio feminino aparenta ser um dos mais indefinidos nos últimos anos, já que diversos jogadores desempenharam papéis fundamentais em seus times. Entre os indicados está o atual The Best da Fifa, Vini Jr., do Real Madrid e o camisa 11 do Barcelona, Raphinha, que se destacou na última temporada. 

Entretanto, os dois favoritos estão entre dois europeus, o espanhol Lamine Yamal e o francês Ousmane Dembélé. A dupla foi a peça fundamental em seus clubes na última temporada, onde Yamal, de 19 anos, conquistou a tríplice coroa nacional (La Liga, Copa do Rei e Supercopa da Espanha). O jovem fez 54 jogos, com 18 gols e 21 assistências. 

Já Dembélé, além da tríplice coroa nacional (Ligue 1, Copa da França e Supercopa Francesa), houve também a conquista da maior competição europeia, a Champions League. O francês fez 57 jogos, com 36 gols e 13 assistências, nesse período. 

Entre a votação para o futebol feminino, a favorita para vencer o prêmio seria novamente a espanhola Aitana Bonmatí, do Barcelona. A craque catalã já venceu as edições de 2023 e de 2024. Mesmo sem vencer nenhum título na última temporada, ela venceu como "Melhor Jogadora da UEFA Women's Champions League" e 16 gols, com 11 assistências entre 44 jogos. 

Suas companheiras de time, Alexia Putellas e Mariona Caldentey, também figuram entre as favoritas, reforçando a hegemonia do futebol espanhol no cenário feminino. Entre as indicadas, também está a brasileira Marta, que já foi considerada a melhor do mundo seis vezes. 

Tags

Notícias Relacionadas