Clube espanhol faz ação em homenagem às mulheres e gera polêmica; entenda
A postagem teve repercussão negativa na Espanha

Foto: Reprodução/ Sporting Gijón
O Sporting Gijón, clube da segunda divisão espanhola, resolveu fazer um vídeo em homenagem ao dia das mulheres. Porém, a iniciativa não foi bem feita, e gerou polêmica imediata nas redes sociais nesta sexta-feira (08).
Na ação comemorativa à data internacional das mulheres, o clube postou um vídeo em que uma garota limpava o gramado do estádio El Molinón.
No início, a menina faz a limpeza do campo de joelhos, sob uso de materais de limpeza. Reprodução: Sporting Gijón
O produto mostra uma atleta da equipe juvenil do Sporting Gijón limpando o gramado do estádio, com uso de uma vassoura e um balde. Logo depois, utilizando uma máquina para pintura das linhas do gramado, a jovem forma o símbolo de Vênus, associado ao sexo feminino.
Vídeo termina com a fomação do símbolo de Vênus. Reprodução: Sporting Gijón
As críticas vieram de forma imediata, e o diretor de comunicação da equipe se manifestou, pedindo desculpas e assumindo que a ideia foi "mal executada".
"Sou responsável e assumo o erro do vídeo publicado. A ideia surgiu para mostrar como a nossa jogadora desenha o símbolo de Vénus em El Molinón, com toda a força visual dessa imagem. Nesse processo, tivemos de apagar a cal de uma linha e essa é a parte inicial do vídeo, para que o símbolo pudesse depois ser pintado e ser visto com clareza e nitidez num plano geral. Em todo o caso, foi uma sequência desnecessária e uma ideia mal executada. Peço desculpa", disse o gestor.
Logo após deletar a reprodução inicial, o Gijón postou uma nova versão do vídeo sem as cenas da jovem limpando o local.
? Un símbolo que nos une generación tras generación.#8M#RealSporting pic.twitter.com/X4OW6KzBhQ
— Real Sporting (@RealSporting) March 8, 2024