Atacante revelado pelo Barcelona é apresentado no Vitória e elogia torcida rubro-negra
Espanhol Aitor Cantalapiedra também afirmou que não está 100% fisicamente

Atacante espanhol Aitor Cantalapiedra ao lado de Gustavo Vieira, diretor de futebol do Vitória |Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Anunciado há quase 20 dias, o espanhol Aitor Cantalapiedra foi apresentado somente nesta sexta-feira (1) no Barradão. Durante a entrevista coletiva, o atacante revelado pelo Barcelona destacou sua versatilidade, afirmando que pode jogar em todas as posições do setor ofensivo.
O primeiro a falar foi Gustavo Vieira, diretor de futebol do clube, que destacou o novo perfil de contratações do Vitória nesta janela de transferência. "Já falamos sobre nossa ideia de olhar para outros mercados e suprir a dificuldade que está o mercado brasileiro, com valores mais altos que o ano passado, e jogadores já com sete jogos no Brasileirão. À medida que vamos por outros caminhos, encontramos talentos que nos agradam.", iniciou Gustavo.
O diretor de futebol também destacou que encontrou em Aitor Cantalapiedra um atacante versátil e com afinidade com o gol. "Esse é o exemplo do Aitor. A gente tinha o desejo de achar um jogador que pudesse atender às três posições atrás do atacante, alguém que pudesse olhar com mais carinho para o gol, e nessa busca chegamos ao Aitor", complementou.
Cantalapiedra foi regularizado no BID da CBF nesta tarde e está à disposição do técnico Fábio Carille para enfrentar o Palmeiras neste domingo, às 19h30 (de Brasília), no Barradão, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Contudo, sem entrar em campo desde o dia 24 de maio, o atacante ainda não está em seu ritmo ideal e não deve ser titular na partida.
"São quase dois meses de férias, mas estou treinando. Não parei nenhum dia, sabia que tinha que chegar com ritmo, não podia estar parado. Aqui são duas semanas treinando com o time, conhecendo os companheiros e o treinador, entendendo como o time joga. Não estou 100%, como é normal, porque a equipe já vem de algumas partidas, estão em um ritmo muito alto. Vou tentar melhorar a cada semana. Espero estar pronto logo 100% para ajudar a equipe a alcançar os objetivos.", explicou Aitor.
Durante a apresentação, o atacante destacou a paixão da torcida do Vitória e disse que entende a responsabilidade de vestir a camisa rubro-negra, além de explicar a escolha pelo Leão:
"Eu estava em Barcelona com minha família e meu agente me falou da possibilidade de jogar no Brasil, no Vitória. No primeiro momento eu não pensava em mudar de continente. É um grande passo para mim e minha família. O Gustavo queria falar comigo e eu estava disposto a ouvir, não podemos fechar as portas para nada. Eu fiquei encantado em falar com ele. Ele sabia como eu jogava, sabia meus pontos fracos e fortes. Essa é uma das razões. Eu só precisei falar com ele uma vez para saber que o Vitória era o melhor para mim.", declarou o espanhol.
Carreira
Aitor nasceu na cidade de Barcelona, na Espanha, e apesar de passar por diversos clubes nas categorias de base, foi no famoso clube da catalunha que o atacant se profissionalizou. O atacante fez jogos pelo time B do clube catalão e também pela equipe principal. Neste último caso, foi a campo duas vezes em partidas de menor expressão da Copa do Rei.
Em 2016, o jogador se transferiu para o Villarreal, mas só atuou em uma partida pela equipe principal, sendo utilizado pela equipe B em 47 jogos. Um ano depois, o jogador foi para o Sevilla B, onde também não teve muito destaque.
Já em 2018, Cantalapiedra começou sua carreira fora da Espanha e se transferiu para o Twente, da Holanda, onde encontrou sua melhor forma até então, atuando em 56 jogos e marcando 20 gols. Na temporada 2020/21, ele foi contratado pelo Panathinaikos, onde esteve até a metade de 2024 e atuou 74 partidas.
Na última temporada, o atacante se transferiu para o AEK Larnaca, do Chipre. O atacante marcou 10 gols em 29 jogos e disputou a artilharia da liga nacional.