NotíciasEsporteVinicius Jr se emociona ao falar sobre racismo; "É cada vez mais triste"

Vinicius Jr se emociona ao falar sobre racismo; "É cada vez mais triste"

Atacante brasileiro deu fortes declarações sobre crimes sofridos no futebol espanhol

| Autor: João Victor Soares

Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Um dos principais jogadores do mundo atualmente, Vinicius Júnior entrará em campo pela seleção brasileira nesta terça-feira (26) para disputar amistoso contra a Espanha. Durante entrevista coletiva, concedida antes da partida, o jogador se emocionou ao falar sobre a sua luta constante contra o racismo no futebol.

A partida amistosa será realizada na Santiago Bernabéu, casa do Real Madrid e time onde Vini Jr é destaque. O camisa 7 falou sobre a sua luta no meio do futebol. "Acredito que seja muito triste tudo que eu venho passando a cada jogo, a cada dia, a cada denúncia vai aumentando. É muito triste, não só eu, mas todos os negros que sofrem no dia a dia. O racismo verbal é minoria perto de tudo que os negros passam no mundo" disse o atleta.

Vinicius tem sido alvo frequente de ataques racistas cometidos pelos torcedores da Espanha, o último caso foi registrado em uma partida entre Atlético de Madrid e Inter de Milão, em jogo válido pela Liga dos Campeões, partida em que Vinicius Júnior não defendia nenhuma das equipes envolvidas. O jogador foi alvo de cantos racistas durante a chegada do time de Madri ao estádio Wanda Metropolitano. "Alé, alé, alé, Vinicius chimpanzé" gritaram os torcedores. Após o episódio, o brasileiro se manifestou novamente pedindo que as autoridades punissem os responsáveis pelos atos racistas.

        Vini Jr. chora durante entrevista coletiva Foto: Rafael Ribeiro/CBF

O brasileiro agradeceu aos jogadores que se juntaram a causa e tem apoiado o jogador nessa luta. "Quero agradecer desde já a todos os jogadores da Espanha que sempre que dão entrevista estão me apoiando, fazendo tudo para que a Espanha mude seu pensamento. Não só a Espanha, em todo lugar tem muito racismo. Espero que a gente possa fazer tudo para diminuir cada vez mais o racismo. Os jogadores da Espanha estão me ajudando muito, falando coisas que no início só eu falava. Sempre peço que Fifa, Conmebol, Uefa possam fazer mais coisas, como a CBF está fazendo, vem me ajudando para que possamos evoluir como seres humanos, para que todos possam estudar para ver o que os pretos passam e passaram. O que eu passo não é nem perto do que todas essas pessoas passaram. Eu quero lutar por aqueles que são pretos."

Sobre a impunidade, o atleta reforçou que a falta de punição permite que os criminosos continuem insultando outras pessoas negras sem preocupação. "A falta das punições. Se a gente começar a punir todas essas pessoas que cometem crime e aqui eles não consideram crime, vamos começar a evoluir, tudo vai ficar melhor para todo mundo. Faço tantas denúncias, muitas vezes chegam cartas para fazerem mais denúncias, mas no final acontece como aconteceu com meu amigo em Barcelona, eles arquivam o processo e ninguém sabe de nada. Se a gente começar a punir essas pessoas, não que eles vão mudar o pensamento, mas vão ficar com medo de falar, seja no estádio, onde tem câmeras... e assim vamos diminuir isso, colocar medo naquelas pessoas. E que eles possam também educar seus filhos. Muitas vezes aqui tem criança me xingando e eu não culpo a criança, porque eles não entendem, eu na idade deles não entendia o racismo. É complicado." finalizou o atleta.

Tags

Notícias Relacionadas