NotíciasEsporteURGENTE: Gabigol é suspenso por dois anos após fraude no antidoping

URGENTE: Gabigol é suspenso por dois anos após fraude no antidoping

A defesa do jogador já planeja recurso à Corte Arbitral do Esporte (CAS)

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O jogador do Flamengo, Gabriel Barbosa, foi suspenso por dois anos do futebol por conta de fraude no exame antidoping, o julgamento do atleta foi concluído nesta segunda-feira (25) no Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem  (TJD/AD).

O atacante foi acusado por infração no artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, e a pena máxima é uma suspenção de quatro anos. 

O julgamento

O processo que resultou na condenação de Gabigol aconteceu em duas partes, ele teve início na semana passada e foi interrompido após 5h de julgamento, e só foi retomado nesta segunda-feira (25).

O placar do julgamento foi de 5 a 4 a favor da punição de Gabigol. Vale ressaltar que a pena está valendo desde 8 de abril de 2023, dia em que foi realizada a coleta de exames no CT do clube. No caso, Gabigol está impedido de jogar até abril de 2025 e ainda cabe recurso.

Entenda o caso

Gabigol foi acusado de obstruir a realização do exame antidoping. Apesar de ter realizado o teste e obtido resultado negativo, conforme relatado no artigo, a conduta descrita pelos funcionários responsáveis pela coleta é considerada "fraude ou tentativa de fraude em qualquer parte do processo de controle", levando o atacante a ser enquadrado no artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem.

Um dos aspectos mencionados na acusação refere-se ao atraso de Gabigol para realizar o exame e à sua não conformidade com as instruções. Todos os outros jogadores do Flamengo realizaram o exame antes do treino matutino das 10h, exceto Gabigol. O incidente ocorreu em 8 de abril de 2023, no Ninho do Urubu.

Os responsáveis pela coleta afirmam que o jogador não se aproximou deles antes do treino, os ignorou após a atividade e foi almoçar, demonstrando falta de respeito à equipe. Ele não seguiu os procedimentos indicados, pegou o recipiente de coleta sem avisar ninguém, ficou irritado quando um oficial o acompanhou até o banheiro para a coleta e, por fim, entregou o recipiente aberto, desobedecendo às orientações recebidas.

Tags

Notícias Relacionadas