NotíciasEsporteSTJD libera Wallace a jogar Superliga de vôlei após punição por post sobre Lula

STJD libera Wallace a jogar Superliga de vôlei após punição por post sobre Lula

Oposto do Sada/Cruzeiro incitou violência nas redes sociais

| Autor: Redação

Foto: Divulgação Sada/Cruzeiro

O jogador de vôlei Wallace Souza, do Sada/Cruzeiro, foi liberado para jogar na reta final da Superliga. Nesta quarta-feira (12), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) concedeu medida liminar solicitada pelo oposto para reverter a suspensão de 90 dias imposta pelo Conselho de Ética do Comitê Olímpico do Brasil (COB) por causa da publicação nas redes sociais em que incitou violência contra o presidente Lula (PT).

Segundo o ge.globo, a liminar foi concedida por Eduardo Affonso de Santis Mendes de Farias Mello, presidente em exercício do STJD do vôlei. Ele aceitou o argumento da defesa de que a punição imposta à Wallace "deixou dúvidas acerca da punição no âmbito das competições nacionais", pois impossibilidade temporária de exercício de quaisquer funções junto ao COB e Confederações.

"Não vejo como afirmar que a participação do atleta por uma equipe, em competição organizada pela CBV, poderia ser entendida como função junto à Confederação, até porque seu vínculo é diretamente com o Clube. Além disso, em um tema de maior complexidade, e que deverá ser analisado oportunamente em julgamento de mérito, temos o princípio da autonomia constitucional que afeta as confederações desportivas brasileiras, tal qual a CBV", afirmou em sua decisão Eduardo Mello.

A liminar concedida nesta quarta é uma decisão provisória e não uma análise do mérito final, que será feita pelo colegiado do STJD. Eduardo Mello baseou sua decisão em dois princípios do direito esportivo: “periculo in mora” (perigo da demora) e “fumus boni iuris” (fumaça do bom direito).

Neste sábado, às 21h, o Cruzeiro abre a série semifinal da Superliga de vôlei masculino contra o São José dos Campos.

Relembre o caso

Medalhista nos Jogos Olímpicos de Londres-2012 e Rio-2016, Wallace se envolveu em uma polêmica ao publicar a pergunta de um seguidor sugerindo violência contra o presidente Lula (PT), com uma espingarda calibre 12, em seu perfil oficial do Instagram. A publicação foi apagada depois. 

O oposto do Sada/Cruzeiro, de 36 anos, abriu o recurso da 'caixinha de interação' na página, quando um dos seguidores fez a pergunta: "Daria um tiro na cara do Lula com essa 12?". Wallace respondeu à pergunta com outro questionamento: "Alguém faria isso?", com um emoji de anjo ao lado.

Leia mais: Medalhista olímpico de vôlei reposta pergunta sugerindo violência contra Lula

Leia mais: "Jamais incitaria a violência", diz Wallace após post sobre Lula

Leia mais: Wallace é suspenso pelo Cruzeiro por tempo indeterminado após post sobre Lula

Leia mais: AGU pede banimento de Wallace após post contra Lula

Leia mais: STJD arquiva processo contra Wallace por incitação de violência, diz colunista

Leia mais: AGU recorre de arquivamento de denúncia contra jogador Wallace

Leia mais: COB pune Wallace com 3 meses de suspensão por incitar crime nas redes

Tags

Notícias Relacionadas