NotíciasEsporte“Serve de oportunidade para comissão técnica também”, diz Laelson sobre Copa SP

“Serve de oportunidade para comissão técnica também”, diz Laelson sobre Copa SP

O treinador, vice-campeão da Copinha, acumula passagens por equipes de base e profissionais do futebol brasileiro, como Bahia, Vitória, Fortaleza e Unirb

| Autor: Marcos Valença

Foto: Lucimário Ribeiro / Marketing / UNIRB / Divulgação

Principal competição de base no início de ano, a Copa São Paulo volta a ser disputada em 2022, após suspensão ocasionada por conta da pandemia de Covid-19 em 2021. Vista como oportunidade para a revelação de futuros craques, a disputa também serve para o surgimento e o aproveitamento de membros da comissão técnica para os respectivos clubes.

Vice-campeão da competição em 2011 com o Bahia, o técnico Laelson Lopes, de 62 anos, falou sobre a oportunidade vivida e os reflexos da boa campanha. “Em 2011 participamos de uma final inédita, único clube do Norte-Nordeste comandado por um treinador nordestino a chegar à final da competição. Em 2007 ficamos no quinto lugar, e quando retornei fui auxiliar de Artuzinho”, destacou. 

Laelson também destacou a importância da competição na revelação de jogadores para o time profissional. “Em 2007 revelamos Anselmo Ramon, Ananias e Eduardo. Em 2011 demos oportunidade para Madson, Mansur, Talisca, Felipe, Paulinho, Feijão, Railan, Paulo César, Jussandro, Rafael Gladiador e Fábio”, listou Laelson.

O treinador comentou também sobre o trabalho que pode ser feito pelos os times baianos e como devem proceder com os destaques da competição. Segundo ele, a ideia é que os atletas peguem mais experiência e voltem com maior rodagem. “O Vitória, por exemplo, mandou vários jogadores que, quando retornarem, vão atuar no time principal”. 

Nesta edição, o futebol baiano terá Bahia, Vitória, Camaçariense, Camaçariense e Canaã como representantes.

Laelson acumula passagens como técnico nas categorias de base do Bahia, sub-20 do Vitória, sub-20 do Fortaleza, CSA, CSE-AL, Confiança, Itabaiana-SE, Vitória da Conquista, Fluminense de Feira, Juazeirense e Unirb. Nesse último, pediu demissão mesmo estando invicto na última edição do Campeonato Baiano.

O técnico Laelson Lopes, atualmente, trabalha no projeto Circuito Baiano de Futebol, um curso ofertado pela Federação Bahiana de Futebol (FBF) para a formação de treinadores, com foco nas áreas tática e técnica.

Tags

Notícias Relacionadas