NotíciasEsporteÍris Santana luta dentro e fora do tatame para arcar com despesas do Jiu-Jitsu

Íris Santana luta dentro e fora do tatame para arcar com despesas do Jiu-Jitsu

Fazendo valer o sonho, jovem vende paçoca e passa rifas para conseguir competir no Campeonato Brasileiro de Jiu Jitsu

| Autor: Andreza Oliveira*

Foto: Reprodução/Domingos Júnior

Filha de Dona Jacilene e Tuica, Íris Santana, de 17 anos, é atleta de Jiu-Jítsu desde 2018, e está lutando muito e não é só dentro do tatame. Atualmente, ela já conquistou cerca de dez prêmios na carreira profissional. Para ir em busca de mais uma conquista, a jovem decidiu vender paçoca e fazer rifas para arrecadar dinheiro para custear as despesas para participar do Campeonato Brasileiro, que acontecerá em São Paulo, de 29 de abril a 7 de maio, deste ano. 

Reprodução/Domingos Júnior

“Eu conheci o Jiu-Jitsu através de um vizinho, e desde então me apaixonei”, relatou. Sempre apoiada pelos familiares, a menina nunca desistiu e sempre correu atrás dos seus maiores sonhos.  

“No final do ano passado, disputei o mundial e me consagrei campeã da faixa azul, já no começo deste ano, eu me tornei bi-campeã baiana, mas agora em uma nova categoria”, contou Íris muito orgulhosa das últimas conquistas. 

Com o Campeonato Brasileiro se aproximando, toda a equipe da atleta se mobilizou para fazer as arrecadações. A jovem disse que pensou em vender brownies, mas por conta da conciliação entre treinos e estudos, eles não conseguiram, então optaram pela venda de paçocas, “que querendo ou não, é algo mais prático”. Atualmente ela está cursando o terceiro ano do Ensino Médio. 

Ao falar de conquistas futuras, a lutadora deixou claro que pretende participar de campeonatos internacionais. “Eu desejo participar de campeonatos que acontecem fora do Brasil. O mundial que acontece em Abu Dhabi, o europeu e o Pan Kids, que acontece na Califórnia”, contou. 

O mestre Tanailson Cavalcante, de 34 anos, se mostrou orgulhoso, elogiou a dedicação da aluna e ainda contou sobre os incentivos. “Eu digo para ela em todos os treinos,‘quando queremos correr atrás de um sonho, precisamos fazer valer este sonho’. Se ela não for campeã na categoria, ela já venceu ao chegar lá.”, disse. 

Reprodução/Domingos Júnior

A atleta garantiu mais dois títulos no Campeonato Baiano Copa Pódio, que aconteceu neste domingo (12).

 

Reprodução/Domingos Júnior

*Sob supervisão do jornalista Everton Santos

 

 

Tags

Notícias Relacionadas