NotíciasEsporteImportância: Pivetes de Aço ganham minutagem em partidas do profissional

Importância: Pivetes de Aço ganham minutagem em partidas do profissional

Meninos da base viram alternativa para Rogério Ceni

| Autor: Redação - Varela Net
Importância: Pivetes de Aço ganham minutagem em partidas do profissional

Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia

Por conta de um calendário cheio, lesões sérias e elenco encurtado, os "Pivetes de Aço" do Bahia ganham ainda mais oportunidades no time principal. Dada a gravidade de algumas contusões, quantidade seguida de jogos e principalmente sem poder contratar, já que a janela de transferências só abre em julho, Rogério Ceni está confiando na garotada para a continuidade de seu trabalho nesse início de temporada. 

Em cinco rodadas do Brasileirão, o técnico tricolor já utilizou três jovens jogadores formados nas categorias do Bahia: Tiago, Ruan Pablo e Fredi Lipert. Tiago é o que mais atuou pelo time profissional, desde a temporada passada. Com a saída de Everaldo, Rafael Ratão e Thaciano, ele recebeu mais oportunidades e, aos poucos, está entregando bastante evolução. Foi dele a jogada que resultou no pênalti salvador do Esquadrão contra o Ceará, após uma grande jogada pelo lado direito com o experiente Everton Ribeiro. Ele entrou aos 15 minutos do segundo tempo e estreou com o plantel em 2025. 

Quem também entrou na partida contra o Ceará e se tornou o destaque da base é o jovem de 16 anos, Ruan Pablo. O atacante recentemente foi campeão Sul-Americano Sub-17 pelo Brasil, além de ser considerado o melhor atleta da seleção. Na temporada de 2025, ele fez sua 7ª partida, foi titular três vezes no Estadual, entrou como reserva em outros dois jogos, além de outro da Copa do Nordeste. No duelo contra o Ceará, ele entrou pelo lado esquerdo, deu força física, velocidade e vontade para um time que estava apático, além de quase marcar um belo gol. 

Já na zaga, com a lesão da dupla titular, Kanu e Gabriel Xavier levaram Fredi Lipert, com apenas 18 anos, a ser titular contra o Cruzeiro. Mesmo não saindo com o resultado que queria, o jogador mostrou qualidade e tranquilidade em alguns pontos importantes para a posição, mesmo contra um forte time. Aquela foi a 7ª partida do zagueiro na temporada, que também defendeu o Bahia em seis jogos no Baianão, quatro como titular. Outro atleta da defesa que pode ser aproveitado em breve é Kauã Davi, que atua como lateral-direito e zagueiro, e que esteve no banco de reservas contra o Ceará. Ele já fez oito jogos em 2025, seis como titular.

Ceni fez uma análise do desempenho dos Pivetes de Aço.“O Fredi tem muito potencial de crescimento, acho que futuramente pode ser titular do Bahia, como o Beraldo, mesmo jovem, foi no São Paulo. O Ruan Pablo tem apenas 16 anos e só agora que está jogando partidas mais fortes. Ninguém está pronto com 16 anos”, comentou Ceni, que falou ainda sobre sua projeção para a utilização da base no Tricolor. “É o futuro do Bahia: jogadores jovens em campo, mas hoje ainda não é possível. Com o passar do tempo, queremos oferecer mais minutos para que eles possam dar retorno financeiro também para quem investe no clube”, finalizou.

Tags

Notícias Relacionadas