NotíciasEsporteFluminense confirma abertura de inquérito para apurar racismo contra Gabigol

Fluminense confirma abertura de inquérito para apurar racismo contra Gabigol

Caso aconteceu no último clássico Fla-Flu, realizado neste domingo (6)

| Autor: Redação

Foto: Marcelo Theobald

Nesta terça-feira (9), o Fluminense confirmou que pediu abertura do inquérito no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) para apurar a denúncia de injúria racial contra Gabigol, jogador do Flamengo,. O caso ocorreu no clássico Fla-Flu do último domingo (6), no Estádio Nilton Santos, pelo Campeonato Carioca.

Gabriel teria sido vítima de racismo por parte de ao menos um torcedor, enquanto descia para aos vestiários. Em um vídeo que circulou nas redes sociais, gritos dão a entender a palavra de conotação racista "macaco" direcionados ao atacante Rubro-Negro. Através de nota oficial, o Fluminense se manifestou e repudiou qualquer atitude de racismo, classificando como "intolerável". O Flu também disse que iria ajudar nas apurações do caso. 

O fato foi relatado na súmula da partida pelo árbitro Alexandre Vargas Tavares de Jesus. No documento, ele disse que "tomou conhecimento do caso através da mídia", mas não conseguiu identificar os insultos direcionados a Gabigol.

"Tomei conhecimento após a partida através da mídia, da circulação de um vídeo nas redes sociais, onde torcedor (s) localizado (s) no setor oeste inferior, destinado a torcida visitante (Fluminense), supostamente ofendem com gritos racistas, o atletas Gabriel Barbosa da equipe CR Flamengo. Não foi possível identificar da minha posição dentro do campo o suposto grito com ofensa racista ao atleta", escreveu o árbitro.

Através de suas redes sociais, o Flamengo a respeito da situação. O Mengão avaliou o episódio como "lamentável".

"O Clube de Regatas do Flamengo repudia veementemente o episódio lamentável ocorrido na partida deste domingo com o atleta Gabigol, que foi vítima de racismo. O clube presta total solidariedade ao nosso atacante. Estaremos sempre ao seu lado, Gabi. Racismo é crime", escreveu o clube em post no Twitter.

O atacante da Seleção Brasileira repostou a publicação e em seguida afirmou que é "inadmissível que passemos por isso".

"Até quando? Até quando isso vai acontecer sem punição? Jamais vou me calar, é inadmissível que passemos por isso!! Orgulho da minha raça, orgulho da minha cor!!", desabafou.

Tags

Notícias Relacionadas