Dia de BaVi! Bahia e Vitória medem forças no primeiro clássico do ano
Jogo deste domingo (18) trás expectativas variadas para os dois lados

Foto: Reprodução/EC Bahia e EC Vitória
Chegou o dia tão esperado pelos rubro-negros e tricolores. Neste domingo (18), Vitória e Bahia fazem, às 16h, duelo pela 7ª rodada do campeonato baiano. O jogo vale muito para ambos os times, que visam classificação antecipada para fase final do campeonato estadual.
De um lado tem o Vitória, mandante da partida e que no momento é o quarto colocado com 10 pontos. Com a derrota do Jequié para a Jacuipense, em partida que ocorreu neste sábado (17), o Vitória se manteve no G4 da competição. Caso o leão vença o duelo contra o seu rival no jogo de mais tarde, pode chegar a 13 pontos, abrindo vantagem de três pontos para o próprio Jequié, atual 5º colocado, passando o Barcelona de Ilhéus (atual 3º) e igualando o Bahia em número de pontos.
Wagner Leonardo, zagueiro titular do Vitória e um dos principais nomes do elenco. Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Em retrospecto recente, o rubro-negro baiano vem de 5 temporadas seguidas sem sequer passar da primeira fase do campeonato baiano. Agora a oportunidade de espantar esse fantasma é real, e muito passa pela sequência final de jogos em casa. Após o BaVi, o Leão ainda enfrenta o Atlético de Alagoinhas no Barradão, no próximo domingo (25). O clube encerra sua participação na primeira fase enfrentando, fora de casa, o Itabuna, pela 10ª rodada.
Por outro lado, os comandados de Rogério Ceni se veem numa situação mais tranquila. O Bahia é o 2º colocado do Baianão e vem de goleada contra o Itabuna na 6ª rodada. Por sinal, o ataque é um grande ponto do tricolor na temporada. No campeonato estadual, o Bahia tem o melhor ataque da competição, com 17 gols marcados em 6 jogos disputados. O teste de hoje é mais difícil, mas o Bahia vai com expectativa de, assim como o rival, pontuar na partida decisiva das 16h. Um triunfo do Bahia o leva novamente à liderança do campeonato, que era sua, até ser ultrapassado pela Juazeirense.
Meio campista Cauly, destaque do tricolor desde a última temporada. Foto: Letícia Martins/EC Bahia
Aquele popular jargão futebolístico de que "clássico não tem favorito" é a tona do jogo de hoje. O Bahia vem de melhores atuações até aqui temporada, com um alto investimento no mercado de transferência e expectativa de consolidação na Série A. Mas o Vitória também vive momento especial. Embora oscile mais durante o início de ano, vem de um 2023 especial e aposta no poder do Barradão, seu grande aliado, para retomar uma boa sequência que seria essencial neste momento da temporada. Temporada essa na qual o Vitória também disputará a primeira divisão do campeonato brasileiro. Desde 2018, Bahia e Vitória não se enfrentam nessas condições, com ambos os times disputando a principal liga do futebol brasileiro.
Esse último fator só aumenta a chama para o primeiro embate entre as equipes no ano de 2024. A resenha entre as torcidas é garantida e, dentro de campo, a expectativa é de um bom jogo. Que a disputa fique no campo, e o primeiro BaVi da temporada seja num dia de paz.
Confira as prováveis escalações:
Time provável do Vitória: Muriel; Zeca, Camutanga, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Willian Oliveira, Dudu (Caio Vinícius) e Matheusinho; Osvaldo, Iury Castilho e Alerrandro. Técnico: Léo Condé.
Time provável do Bahia: Adriel; Gilberto, Kanu, David Duarte e Rezende (Luciano Juba); Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro e Cauly; Biel e Thaciano; Técnico: Rogério Ceni