NotíciasEsporteConmebol pressiona Fifa para realizar Copa do Mundo centenária na América do Sul

Conmebol pressiona Fifa para realizar Copa do Mundo centenária na América do Sul

Entidade disputa disputa candidatura com a Uefa, apesar de uma demonstração recente de aliança entre as entidades

| Autor: Redação

Foto: Divulgação/Conmebol

A Conmebol tem pressionado a Fifa a levar a Copa do Mundo de 2030 para a América do Sul, onde apenas uma edição foi realizada desde 1978. A Confederação Sul-Americana quer organizar o Mundial de 2030 no Uruguai, Argentina, Chile e Paraguai, um número recorde de sedes.

"Se o Mundial de 2030 for em outro lugar, vamos perder uma oportunidade histórica de festejar o centenário da Copa Mundo", afirmou Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol.

A escolha da sede do Mundial de 2030 será feita em 2024, o que significa pelo menos mais um ano de campanha pela frente. A decisão é tomada pelo voto das 211 associações nacionais de futebol.

Hoje o maior rival da Conmebol nessa disputa é a Uefa, que lançou oficialmente uma candidatura conjunta de Portugal e Espanha, à qual depois foi acrescentada simbolicamente a Ucrânia, país que passa atualmente por conflitos após ser invadida pelo exército russo.

Já houve candidaturas lançadas e depois retiradas da mesa, uma da China e outra do Reino Unido, que preferiu concentrar forças em sediar a Eurocopa de 2028. Na semana passada, a Arábia Saudita negou formalmente que planeje uma candidatura em conjunto com o Egito e Grécia.

Curiosamente, apesar da candidatura da federação europeia, Conmebol e Uefa hoje são parceiras em diversos projetos e estão politicamente alinhadas em oposição à Fifa. Neste ano, as duas entidades abriram um escritório conjunto em Londres, organizaram a "Finalíssima" – um duelo entre o campeão sul-americano, a Argentina, e o campeão europeu, Itália, em Wembley – e outros torneios de futebol feminino e categorias de base.

Questionado sobre essa concorrência com a Europa pelo direito de ser sede da Copa do Mundo de 2030, o presidente da Conmebol respondeu: "É um direito legítimo que se apresentem. Mas Espanha e Portugal podem perfeitamente organizar a Copa de 2034, por exemplo. O centenário do Mundial só vai existir uma vez".

Os entusiastas da ideia reforçam que a Fifa não deveria repetir a decisão do Comitê Olímpico Internacional, que em 1996 abrigou as Olimpíadas em Atlanta e perdeu a chance de fazê-lo em Atenas para celebrar o centenário da primeira edição. A Grécia acabou recebendo os Jogos em 2004.

Fifa e Uefa ainda não se pronunciaram oficialmente sobre os movimentos da Conmebol.

Tags

Notícias Relacionadas