NotíciasEsportesClube da Série A será julgado pelo STJD devido a cantos homofóbicos de torcedores; entenda

Clube da Série A será julgado pelo STJD devido a cantos homofóbicos de torcedores; entenda

Clube pode perder mando de campo, ser multado e ter torcedores suspensos

| Autor: Redação - Varela Net
Torcida do São Paulo

Torcida do São Paulo |Foto: Reprodução / Redes Sociais

O São Paulo, time histórico do futebol brasileiro, será julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), na próxima sexta-feira (17), devido a cânticos de cunho homofóbico entoados por torcedores do clube no clássico contra o Corinthians. A partida foi válida pela 15ª rodada da Série A do Brasileirão, no Morumbis, em julho.

Mesmo a súmula da partida não ter registrado qualquer ocorrência de homofobia, o Corinthians apresentou uma Notícia de Infração, relatando manifestações de teor homofóbico da torcida mandante. Segundo o próprio STJD, vídeos que mostram o momento das falas, publicados nas redes, foram anexados no processo. 

Devido à denúncia, a Procuradoria enquadrou o São Paulo no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de atos discriminatórios envolvendo sexo, gênero, origem, cor ou condição. O dispositivo prevê multa de até R$ 100 mil e sanções esportivas, podendo incluir perda de mando de campo ou suspensão de torcedores identificados por até 720 dias. 

Tags

Notícias Relacionadas