NotíciasEsporteBahia: chegada de reforços breca evolução de joias da base tricolor

Bahia: chegada de reforços breca evolução de joias da base tricolor

Jovens atletas do Bahia não vêm conseguindo muitos minutos na equipe de Enderson Moreira

| Autor: João Grassi*

Foto: Felipe Oliveira/ECB

Além da boa campanha que separa o Bahia em sete pontos do primeiro time fora da zona de acesso à elite, que é o Londrina, um ponto positivo nesta Série B do Campeonato Brasileiro vinha sendo a utilização de jogadores formados ou com passagem na divisão de base do clube. Os últimos a serem aproveitados pelo treinador Enderson Moreira foram o atacante Everton e o meia Patrick Verhon.

"Precisamos enaltecer o gol do Everton, menino que estava no sub-20, fez um movimento bacana, recebendo passe de Jacaré. É importante que o Bahia seja um clube formador, com jogadores que vão ganhando maturidade e jogo. Valorizo e gosto de ver essa garotada buscando o seu espaço", comentou Enderson, após o jogador marcar seu primeiro gol no time profissional.

Contudo, apesar de elogiados pelo técnico do Esquadrão, os jogadores ainda não ganharam tanto espaço na equipe, especialmente nos onze iniciais. Everton até vem jogando, e foi utilizado na derrota por 2 a 0 para o Sampaio Corrêa na terça-feira (9), mas viu o recém contratado Igor Torres já aparecer duas vezes no time titular, mesmo tendo atuações criticadas pelos torcedores. 

O atacante emprestado pelo Fortaleza estreou apenas um dia após ser anunciado oficialmente pelo clube, no empate diante do CRB por 1 a 1, e deste então, só não participou do triunfo diante do Náutico, por ter sido vetado após realizar um procedimento odontológico. Um detalhe é que, apesar de um pouco mais experiente, Igor Torres também é novo, com apenas 22 anos.

Outro que chegou com moral foi Jonathan Copete. Contratado recentemente por empréstimo junto ao Avaí, o colombiano foi relacionado nos últimos cinco compromissos tricolores, tendo sido titular em três e entrado no intervalo contra o Cruzeiro. Bem mais rodado que Torres, o atacante de 34 anos ainda não convenceu tanto, sem ter conseguido gols ou assistências durante seu tempo em campo.

Everton, entretanto, ainda não teve chances de começar jogando na Série B. O atacante de 20 anos tem cinco jogos na Segundona, com um gol marcado. Ele foi considerado como um ponto positivo na atuação ruim da equipe diante do Sampaio Corrêa, após entrar aos 31 minutos do segundo tempo. Inclusive, o atleta ainda não participou por mais de 26 minutos nos jogos que foi acionado. 

Após ser relacionado e entrar pela primeira vez diante do Timbu, Patrick Verhon sequer entrou novamente na lista de relacionados nas últimas duas partidas do Tricolor. O meia foi destaque do time sub-20 na Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano.

“Eu já tinha solicitado a presença dele [Patrick Verhon] essa semana. O que fez ele ganhar essa chance foi tudo que ele tem feito no sub-20. É um menino novo, que precisa ganhar chances, uma situação normal. Foi muito bom ele participar, entrar com o placar mais próximo de ser um placar final, com vantagem. Ele mostrou muita qualidade, lucidez, é um jogador inteligente, com boas perspectivas para o Bahia”, disse Enderson, depois da estreia do atleta contra o Náutico.

Ainda há o caso do meia Gregory. Autor do gol que garantiu um ponto contra o Vila Nova, na 17ª rodada, o jogador ficou fora até do banco de reservas na vitória contra o Guarani e não entrou em campo no empate diante do CRB. Na derrota para o Cruzeiro, só teve 6 minutos em campo, e depois desfalcou a equipe contra o Náutico por conta de uma lesão. Nos últimos dois compromissos do Esquadrão, não foi relacionado pelo técnico Enderson Moreira, mas o clube não informou se ele ainda se recuperava do problema físico.

Com a chegada do experiente meia-atacante Ricardo Goulart, a minutagem desses atletas pode ser ainda mais reduzida. O jogador ainda busca seu melhor condicionamento físico e deve ganhar espaço na equipe, após estrear contra o CSA. Além deles, ainda tem as situações de André e Douglas Borel, que devem perder espaço com a chegada do lateral-direito Marcinho.

O Bahia já utilizou nove jogadores revelados pelo clube, além de mais dois com passagem pela divisão de base. Já participaram dos jogos da Série B os seguintes jovens:

- Laterais: André (18 anos), Douglas Borel (20 anos) e Matheus Bahia (22 anos)
- Zagueiros: Ignácio (25 anos) e Gabriel Xavier (21 anos)
- Meio-campistas: Patrick de Lucca (22 anos), Gregory (21 anos) e Patrick Verhon (17 anos)
- Atacantes: Marco Antônio (24 anos), Everton (20 anos) e Marcelo Ryan (20 anos)

*Sob supervisão do editor Rafael Tiago Nunes

Tags

Notícias Relacionadas