NotíciasEsporteAtletas da Santa Casa de Jequié estreiam em competição paralímpica nacional

Atletas da Santa Casa de Jequié estreiam em competição paralímpica nacional

O evento acontece em São Paulo e vai desde esta terça-feira (23) até o dia 26

| Autor: Redação
Atletas da Santa Casa de Jequié estreiam em competição paralímpica nacional

Foto: Divulgação


Depois de apenas um ano de inauguração do Complexo Poliesportivo do Centro de Reabilitação da Santa Casa de Jequié, a instituição está pronta para participar de competições paralímpicas nacionais. Os atletas da unidade estrearam nas Paralimíadas Escolares, o maior evento esportivo mundial para crianças e adolescentes com deficiência. A competição está sendo realizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e acontecerá entre hoje (23) e 26 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. 

Uma das maiores apostas do Centro de Reabilitação é a paciente Bárbara Britto, de 14 anos. A adolescente, que faz parte do programa de Habilitação Esportiva Inclusiva, vai disputar as provas de 50m livre, 100m livre e 100m costas. Ela é treinada pela medalhista paralímpica, mundial e Parapan-Americana Verônica Almeida. 

Verônica conta um pouco da sua experiência em treinar essas crianças e adolescentes: "O convite para atuar como treinadora e olheira na Santa Casa de Jequié foi inesperado, mas tem sido uma experiência única e particularmente motivadora poder compartilhar meu conhecimento e, ainda, servir de inspiração para que os pacientes enxerguem além das dificuldades. Tem sido gratificante presenciar o encontro deles com o sorriso novamente”.


Estrutura completa de reabilitação

O atendimento do Centro de Reabilitação de Jequié é totalmente filantrópico e é um dos mais completos em relação à estrutura de reabilitação do Norte e Nordeste. Inclusive, a instituição se destaca por ser a primeira do país a contar com o modelo de gestão da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e por utilizar o esporte para auxiliar o processo terapêutico, no Interior da Bahia. 
 
O Centro faz parte da Santa Casa de Jequié, complexo de saúde que integra a obra assistencial da Fundação José Silveira. Sendo assim, ele possibilita atendimento gratuito de excelência para mais de 600 mil pessoas de cerca de 30 municípios de Jequié e região.

Tags

Notícias Relacionadas