Após quase dois anos, Gabigol é absolvido da acusação de fraudar exame antidoping
Suposta fraude teria sido cometida em abril de 2023

Gabigol, jogador do Cruzeiro |Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Nesta sexta-feira (4), o Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) absolveu o atacante Gabriel Barbosa, conhecido como "Gabigol", no caso em que o jogador teria supostamente fraudado um exame antidoping, em abril de 2023. Ainda atuando pelo Flamengo, em 2024, o atleta chegou a receber uma suspensão de 24 meses.
Gabigol retornou aos gramados um mês após a punição ser imposta, em março do ano passado, por meio de um efeito suspensivo que estava válido até o julgamento do recurso. Hoje, a punição de 24 meses foi anulada de forma definitiva a partir de uma decisão unânime publicada pelo CAS.
"O Painel do CAS determinou que, embora o comportamento de Gabigol tenha sido completamente não cooperativo, ele não pode ser considerado como adulteração de acordo com o Código Mundial Antidoping e não configura uma violação. O Painel enfatizou ainda que esse comportamento poderia ter construído uma violação se os oficiais do controle tivessem notificado o jogador adequadamente ou adotado uma abordagem mais robusta, informando-o que não tolerariam atrasos na ida à estação de controle de dopagem ou qualquer tipo de comportamento obstrutivo.", declarou o Tribunal.
O caso aconteceu no dia 8 de abril de 2023, no Ninho do Urubu, quando Gabigol foi acusado de dificultar a realização do exame antidoping no CT do Flamengo, feito de maneira surpresa por técnicos da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD).
Gabigol, por sua vez, se pronunciou sobre o caso em suas redes sociais. Confira:
A justiça foi feita. Mas a ferida fica.
— Gabriel Barbosa (@gabigol) July 4, 2025
Foram quase dois anos dos mais difíceis da minha vida, quando fui acusado injustamente, apontado por algo que nunca fiz. Nenhuma substância proibida foi encontrada, mas ainda assim quiseram me punir por uma suposta “atitude”. Vi meu…