NotíciasEsportesApós quase dois anos, Gabigol é absolvido da acusação de fraudar exame antidoping

Após quase dois anos, Gabigol é absolvido da acusação de fraudar exame antidoping

Suposta fraude teria sido cometida em abril de 2023

| Autor: Redação - Varela Net
Gabigol, jogador do Cruzeiro

Gabigol, jogador do Cruzeiro |Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Nesta sexta-feira (4), o Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) absolveu o atacante Gabriel Barbosa, conhecido como "Gabigol", no caso em que o jogador teria supostamente fraudado um exame antidoping, em abril de 2023. Ainda atuando pelo Flamengo, em 2024, o atleta chegou a receber uma suspensão de 24 meses.

Gabigol retornou aos gramados um mês após a punição ser imposta, em março do ano passado, por meio de um efeito suspensivo que estava válido até o julgamento do recurso. Hoje, a punição de 24 meses foi anulada de forma definitiva a partir de uma decisão unânime publicada pelo CAS.

"O Painel do CAS determinou que, embora o comportamento de Gabigol tenha sido completamente não cooperativo, ele não pode ser considerado como adulteração de acordo com o Código Mundial Antidoping e não configura uma violação. O Painel enfatizou ainda que esse comportamento poderia ter construído uma violação se os oficiais do controle tivessem notificado o jogador adequadamente ou adotado uma abordagem mais robusta, informando-o que não tolerariam atrasos na ida à estação de controle de dopagem ou qualquer tipo de comportamento obstrutivo.", declarou o Tribunal.

O caso aconteceu no dia 8 de abril de 2023, no Ninho do Urubu, quando Gabigol foi acusado de dificultar a realização do exame antidoping no CT do Flamengo, feito de maneira surpresa por técnicos da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). 
 
Gabigol, por sua vez, se pronunciou sobre o caso em suas redes sociais. Confira:

Tags

Notícias Relacionadas