NotíciasEsporteAlém do Vitória: Grandes clubes não têm vaga garantida na próxima Copa do Brasil

Além do Vitória: Grandes clubes não têm vaga garantida na próxima Copa do Brasil

Alteração no critério de classificação ao principal mata-mata do Brasil já impacta times tradicionais

| Autor: João Grassi*

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O fim do critério do Ranking Nacional de Clubes (RNC) para se classificar à Copa do Brasil já tem impactado diretamente na situação de clubes tradicionais. Após o Vitória perder sua vaga pela FBF, Santos, Botafogo, Corinthians e São Paulo agora precisam garantir participação por outros meios.

Eliminado nas primeiras fases do Campeonato Baiano, Copa do Nordeste e Copa do Brasil, o Leão da Barra precisa vencer o título da Série B do Campeonato Brasileiro para estar na próxima Copa do Brasil.

Times paulistas

Eliminados antes das semifinais do Paulistão, Timão, Peixe e Soberano têm quatro caminhos para se classificarem à Copa do Brasil de 2024 sem depender de terceiros: 

1) disputar e vencer a Copa Paulista; 2) encerrar a Série A do Brasileirão na zona de classificação à Libertadores; 3) ser campeão da Copa do Brasil deste ano; 4) ser campeão da Libertadores (Corinthians) ou Sul-Americana (Santos e São Paulo).

Torcida pelos rivais

O último dos cenários possíveis para os paulistas eliminados seria torcer para Palmeiras e Bragantino jogarem a Copa Libertadores de 2024. Nesse caso, as vagas deles via Federação Paulista seriam repassadas aos times remanescentes do Campeonato Paulista.

E o Botafogo?

Para o Botafogo, a opção mais viável é vencer a Taça Rio, que é uma parte secundária do Campeonato Carioca disputada entre os times que ficaram da quinta à oitava colocação na primeira fase. Caso não consiga a conquista, teria as mesmas opções dos times do estado de São Paulo, com excessão da possibilidade de disputar a Copa Paulista. O Fogão também pode herdar a vaga de algum rival carioca que se classifique para a Libertadores de 2024.

Outros times

Campeão da Copa do Nordeste de 2018 em cima do Bahia, o Sampaio Corrêa torce para o Maranhão vencer o segundo turno do Campeonato Maranhense para conseguir ir à Copa do Brasil de 2024.

No interior de São Paulo, equipes como Botafogo-SP, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino e Ponte Preta, que disputarão a Série B de 2023, se agarram a duas chances para garantirem vaga: vencer a Segundona ou conquistar a Copa Paulista.

Ainda existem clubes tradicionais que já estão fora da competição. São os casos do Campinense, da Paraíba, e do CSA, de Alagoas.

Entenda

No fim do ano passado, a CBF mudou o regulamento da Copa do Brasil, extinguindo o critério de classificação para a competição por meio do Ranking Nacional de Clubes (RNC). Essa medida valorizou as federações estaduais, uma vez que 80 dos 92 times confirmam vaga no torneio pelas disputas locais.

As 12 vagas restantes serão distribuídas para os campeões da Copa do Nordeste, da Copa Verde, da Série B do Campeonato Brasileiro, para os times classificados para a Libertadores, e as restantes serão disponibilizadas para os clubes melhor classificados na Série A do Brasileirão, excetuando-se os que já se enquadrarem nos casos anteriores.

Sob supervisão da editora Cris Campos*

Tags

Notícias Relacionadas