NotíciasEntretenimentoPeça escrita durante a Ditadura e interpretada por alunos UFBA está em Salvador

Peça escrita durante a Ditadura e interpretada por alunos UFBA está em Salvador

A peça traz questionamentos sobre "a liberdade de ser e estar" e repressões sociais sob a temática da ditadura militar

| Autor: Redação

Foto: Reprodução / Agênda Arte e Cultura

Escrita no período da Ditadura Militar, a peça “O Rato no Muro”, de Hilda Hilst, está em cartaz em Salvador, no teatro Martim Gonçalves com entrada gratuita e é produzida e protagonizada por alunos que estão para se formar em Interpretação Teatral de 2023.2. "O Rato no Muro" estará em cartaz até esse domingo (17).

O texto foi curado pelos próprios estudantes e é interpretado majoritariamente por mulheres, assim como as três diretoras, Meran Vargens, Elaine Cardim e Vica Hamed. Segundo o site oficial Agenda Arte e Cultura, da UFBA, a peça traz temas como a liberdade de ser e estar. 

Para as mulheres, por exemplo, há séculos são estabelecidos medos para galgar a sociedade capitalista e o patriarcado, e é importante ver o medo como uma estratégia”, comentou a diretora Elaine Cardim. 

Ela [Hilda Hilst] nos motiva a pensar nas repressões cotidianas , nos silenciamentos que nos impedem de falar sobre ser uma pessoa soropositiva, homem gay, afroindígena, como eu sou. Construir o espetáculo me permitiu rememorar alguns medos e perceber o quanto eles me limitaram e me impediram de ser quem desejava.”, explicou o ator e estudante Rafael Britto.

Tags

Notícias Relacionadas