NotíciasEntretenimentoLula sanciona lei que coloca Luiz Gonzaga entre heróis da pátria

Lula sanciona lei que coloca Luiz Gonzaga entre heróis da pátria

O Rei do Baião gravou mais de 600 músicas e difundiu a cultura nordestina pelo país todo

| Autor: Redação
Lula sanciona lei que coloca Luiz Gonzaga entre heróis da pátria

Foto: Reprodução / História de Alagoas

Na última segunda-feira (8), o Presidente Lula sancionou a lei de número 14.793, que adiciona o Rei do Baião, Luiz Gonzaga no “Livro de Heróis e Heroínas da Pátria”,  a lei foi sancionada sem nenhum veto. 

Luiz Gonzaga (1912 - 1989) foi um musicista de origem pernambucana, responsável pela difusão da cultura nordestina pelo país, por meio do forró, xote e baião, ritimo em que o artista foi mais conhecido. Até os dias de hoje, na plataforma de música online Spotify, cerca de 1.3 milhões de pessoas ouvem suas músicas todos os meses. 

“Por toda sua história, não resta dúvida de que é meritória a homenagem que se pretende prestar a Luiz Gonzaga, autêntico representante da cultura popular brasileira, ilustre porta-voz do povo nordestino e incansável divulgador das dificuldades enfrentadas por seu povo”, explicou Jarbas Vasconcelos, ex-senador que iniciou o projeto do livro.         
 
Luiz Gonzaga foi soldado no Ceará por nove anos antes de se jogar na música, primeiramente em 1941, quando tocou a versão somente em instrumentos da música “Vira e Mexe”, num programa de televisão. Luiz Gonzaga gravou mais de 600 músicas em suas seis décadas de carreira, sendo a música mais conhecida “Asa Branca”, considerada por muitos um dos hinos do nordeste.

Tags

Notícias Relacionadas