NotíciasEntretenimentoEspecial Dia dos Pais: Conheça os sucessores dos famosos em suas profissões

Especial Dia dos Pais: Conheça os sucessores dos famosos em suas profissões

Existem muitas famílias em que filhos decidem seguir as mesmas profissões que os pais, e isso não exclui as celebridades - conheça quem são os cantores, atores, humoristas e jogadores que se inspiraram em suas figuras paternas

| Autor: Redação

Foto: Cristina Granato/ Divulgação/ IstoÉ

No Brasil, todo segundo domingo do mês de agosto é marcado pelo feriado do Dia dos Pais. A celebração desta data comemorativa é uma homenagem prestada pela população às suas figuras paternas.

Contudo, existem outros tipos de homenagens, que não se limitam apenas a uma data - como por exemplo, seguir os passos do próprio pai profissionalmente, tradição em algumas famílias brasileiras. Pensando nisso, para matar a curiosidade do leitor, o Varela Net separou nomes de famosos, que além de familiares, são também colegas de profissão.

 

Chico Anysio - Bruno Mazzeo

Quando se fala em homenagem, inclusive, essa dupla não pode ficar de fora. Filho do ator e humorista Chico Anysio, Bruno Mazzeo construiu uma carreira artística em áreas similares as de seu pai. 

Em 2015, Bruno aceitou um grande desafio, interpretar o mesmo personagem de Chico, em uma releitura de um dos maiores sucessos do então falecido artista, a “Escolinha do Professor Raimundo”.

Apesar do programa contar com um elenco misto, com artistas da versão original e outros da nova geração, durante os 5 anos em que a releitura esteve no ar, a semelhança entre Bruno e Chico era tamanha, que o personagem Raimundo Nonato, interpretado por ambos, encantou os fãs nostálgicos do pai, e um público mais jovem, que se tornou admirador do filho.

 

Fábio Jr. - Fiuk

“Filho de peixe, peixinho é”, o ditado popular se encaixa perfeitamente com Fábio Jr. e Fiuk. Ambos são reconhecidos como artistas musicais, que foram também galãs de novela - e na vida real.

Quando estava na faixa dos 20 anos, Fábio Jr. coletava fãs por todos os lados, ao subir em palcos e interpretar seu repertório ou ao aparecer na televisão nas novelas “Pedra Sobre Pedra” e “Roque Santeiro”.

De maneira parecida, Fiuk começou a chamar a atenção do público jovem ao participar da edição de 2009-2010 da série Malhação, “Malhação ID”.

 

Gilberto Gil - Preta Gil

Diferente do pai soteropolitano, Preta é natural do Rio de Janeiro, mas assim como Gil, a cantora tem a característica de incorporar em suas músicas detalhes que remetem ao seu local de nascença, e em algumas faixas, um cenário mais amplo, que reflete o Brasil na sua contemporaneidade.

Gilberto Gil é um artista consagrado, nome que brilhou durante a Tropicália, e brilha até hoje com seu vasto legado. Um dos feitos que tem mais orgulho, e que já declarou publicamente, é de ter formado uma família tão única, e ao mesmo tempo tão similar, que sempre retorna às raízes artísticas.

A dupla de pai e filha se apresentou diversas vezes junta, e chegou a gravar uma canção colaborativa, chamada “Ser Diferente É Normal”. Em 2022, ambos, ao lado de outros familiares, realizaram uma turnê europeia e protagonizaram a série “Em Casa com os Gil”, em celebração aos 80 anos do cantor.
 

Xororó - Sandy & Júnior

Os irmãos Sandy e Júnior, filhos do cantor Xororó, sempre foram ligados à música graças à influência do pai. 

Diferente do que algumas pessoas acreditam, os irmãos não são gêmeos, e Júnior é o caçula, da mesma forma que seu pai, na dupla que ele faz parte ao lado de seu tio, Chitãozinho. Além disso, ambos possuem a conhecida semelhança de tocar diversos instrumentos.

Já Xororó e Sandy são as primeiras vozes em seus respectivos duos, e com seus tons marcantes, já se apresentaram lado a lado algumas vezes. Os dois também têm uma faixa juntos, intitulada “Meu Disfarce”.

“Chitãozinho & Xororó” e “Sandy & Júnior”, são duplas simbólicas no cenário musical brasileiro, uma ligada ao universo do sertanejo, e outra ligada ao pop - mas cada uma, de sua maneira, ultrapassa o tempo de atividade e marca gerações.

 

Bebeto - Mattheus

O jogador Bebeto, ex-atacante do Flamengo, ex-artilheiro da Seleção Brasileira de 89 e tetra-campeão mundial pela Copa de 94, em 2018, após ter se aposentado dos campos, se tornou deputado federal, filiado ao partido Podemos.

Entretanto, seu legado não foi esquecido, e muito menos descontinuado, já que seu filho, Mattheus, optou por seguir no ramo futebolístico.

Apesar de ter atuado a maior parte de sua carreira em clubes brasileiros, Bebeto jogou por um tempo na Europa, e Mattheus decidiu que também iria dar preferência aos gramados de lá. 

O meio-campista, luso-brasileiro, joga no time português Clube Desportivo de Mafra, que possui sede em Lisboa, capital do país.

 

Tiririca - Tirulipa

Conhecido inicialmente como palhaço e cantor, a figura de Tiririca por vezes foi alvo de críticas, já que resolveu investir na carreira política, como deputado federal, filiado ao Partido Liberal - abandonando parcialmente o mundo artístico. 

O pai pode ter se afastado de um perfil humorístico, mas seu filho, Tirulipa, decidiu que gostaria de permanecer nele, e hoje é um comediante com forte presença nas redes sociais.

Tirulipa já revelou em entrevistas, que, por nutrir uma idolatração por seu pai, quando começou sua carreira se inspirava completamente nele. Atualmente, o humorista explicou que aprendeu a separar as coisas, e que conseguiu encontrar seu próprio estilo, apesar de preservar sua admiração por Tiririca.

“Na época, eu era a cópia do meu pai, não tinha identidade própria. Meu pai sempre foi o meu maior ídolo e só depois eu fui entender que a cópia nunca ia ser nada original, e eu queria ser original”, contou durante sua participação no talk show do ator Eduardo Sterblitch.

Quando pequeno, Tirulipa atuou ao lado de Tiririca no programa de televisão “Escolinha do Barulho”, e adulto, publicou alguns vídeos cômicos em que os dois apareciam juntos.

 

Zezé Di Camargo - Wanessa Camargo

Essa dupla de sertanejos sempre demonstrou o afeto que possuem um pelo outro publicamente. Desde o início da carreira de Wanessa, quando seu pai, Zezé, já era bastante reconhecido, nenhum dos dois quis esconder o relacionamento, pelo contrário, fizeram questão de subir nos palcos várias vezes como um duo.

Depois de lançarem diversas músicas colaborativas, em 2021, ambos gravaram o álbum de estúdio “Pai & Filha”, que conta com a releitura de faixas originais de Zezé Di Camargo, e a presença de canções inéditas, como “Daqui a 20 Anos” - uma declaração de amor entre eles e a família.

Quando questionada pela Revista Quem sobre o significado por trás da faixa, Wanessa respondeu: “A ideia da música é saber que a gente não controla o que vai acontecer no futuro, mas tem uma coisa que a gente tem certeza, quando a gente se apoia no amor de verdade, a gente sabe o que vai acontecer daqui a 20 anos. Tenho certeza que meu pai vai estar lá para mim e eu para ele, assim como minha mãe, irmãos, filhos e amigos. No futuro, a gente não sabe se a gente vai estar trabalhando nisso ou naquilo, se vai ter mais ou menos dinheiro, se vai estar namorando ou solteira, mas a gente sabe que o amor é eterno e família é isso”.

 

Martinho da Vila - Mart’nália

Donos de vozes extremamente reconhecidas no samba, e apaixonados pela Escola Unidos de Vila Isabel, Martinho da Vila e Mart’nália são mais um caso de pai e filha que seguiram carreira musical, dentro do mesmo gênero.

Martinho é um cantor, compositor e escritor que sempre abusou da criatividade - e sua sucessora herdou seus dons. 

Mart’nália, se influencia bastante em seu pai, e é possível notar as semelhanças na música que toca. Contudo, além de cantora e compositora, a artista também é uma renomada percussionista, instrumentista e atriz, que participou de longa-metragens nacionais como “Manhãs de Setembro” e “O Som e O Tempo”.

Ambos agradecem um ao outro pelo companheirismo, cantam juntos, se emocionam juntos - em shows, em desfiles, e até em entrevistas.

 

Leonardo - Zé Felipe

O cantor Zé Felipe, muito antes de ter suas músicas viralizadas por conta das redes sociais, já contava com o apoio de seu pai, o sertanejo Leonardo, nos bastidores.

Zé Felipe é uma celebridade, devido a sua carreira musical e pelo seu sucesso na internet - ele e sua esposa, Virgínia, se tornaram queridos pelo internautas ao protagonizarem cenas românticas e de comédia através de seus perfis oficiais nas plataformas do Instagram e do TikTok.

Leonardo, que agora é avô da filha do casal, Maria Clara, e aguarda o segundo neto, não poderia estar mais feliz. 

O sertanejo já dividiu palcos centenas de vezes com seu filho, mas também se diz orgulhoso pelo o que Zé Felipe conquistou só, tanto em sua vida pessoal, quanto profissional.

“Eu sempre falava para ele: ‘Filho, tenha calma, paciência, que tudo é na hora de Deus. Quando Deus falar: ‘Zé é a sua hora, vai chegar, e chegou. Esse moleque, dentro de dois anos estourou 18 músicas aí, tudo fruto da cabeça dele, do talento dele, eu não tenho participação nenhuma nisso”, disse, em entrevista à Revista Quem.

 

João Vitti - Rafa Vitti

Rafa Vitti teve sua estreia como ator na televisão como protagonista de uma das edições mais famosas da série “Malhação”, “Malhação - Sonhos”, que esteve no ar entre os anos de 2014-2015. Desde então, passou a ser um nome popular entre os artistas que compõem os elencos das novelas atuais.

O pai de Rafa, João Vitti, também ator, foi quem o impulsionou a seguir essa carreira. No currículo da família, produções bem sucedidas são listadas, já que João fazia parte do elenco da novela “O Cravo e A Rosa”, aclamada por todas as idades, e que, mesmo em 2022, atinge altos índices de audiência, apesar de estar sendo reprisada.

Mas não foi só no quesito profissão que seu pai o inspirou. Rafa é elogiado pelo carinho que demonstra constantemente por sua filha, Clara Maria, mas explicou que para ele, esse tipo de afeto sempre fez parte da normalidade, graças ao exemplo que recebeu de João.

“Obrigado por ser um pai presente. Hoje eu sei que é raro, mas quando era moleque achava que todo mundo tinha um pai legal como você sempre foi pra mim. Pura ingenuidade. Mas foi assim que você se apresentou na minha vida e hoje é o que eu tenho para oferecer pra Clara Maria, porque foi assim que aprendi com você… Então, obrigado por isso e por mais um milhão de coisas. (...) Te amo muito”, escreveu o ator, através de suas redes sociais.

Tags

Notícias Relacionadas