NotíciasEntretenimentoCantora Raphaela Santos tem cover de música de Luan Santana retirado do ar

Cantora Raphaela Santos tem cover de música de Luan Santana retirado do ar

A música "Meio termo" viralizou nas redes sociais na voz da cantora

| Autor: Redação

Foto: Divulgação/ Cadu Pilloto/O globo

Um cover da música "Meio Termo" de Luan Santana, realizada pela cantora Raphaela Santos, foi removida do YouTube nesta terça-feira (2). A versão da artista, residente em Pernambuco, com arranjos mais alinhados ao estilo brega, vinha ganhando popularidade na plataforma e já era um sucesso no país. 

No mesmo dia, Raphaela Santos recorreu às redes sociais para falar sobre o assunto. Segundo a cantora, o "cover" foi postado exclusivamente no YouTube, uma plataforma que, por meio de inteligência artificial, identifica o vídeo como uma interpretação de uma música já existente. Portanto, a monetização é redirecionada para os compositores da versão original.

"Eu não compartilho covers em plataformas digitais que geram receita, como Spotify e Deezer. Acho isso antiético. Só o faria se tivesse autorização", afirmou Raphaela, acrescentando que tentou adquirir os direitos da música, sem sucesso.

Ela também revelou que sua equipe tentou contatar a editora responsável pelo lançamento de Luan. 
"Eles informaram que tinham exclusividade. Dessa forma, nenhum outro artista pode disponibilizar a música em plataformas digitais", explicou, destacando que a reinterpretação se tratava de uma música "de repertório" para apresentações ao vivo.

Em um trecho do vídeo, Raphaela Santos sugere que foi a única artista penalizada no YouTube. "Eu não entendo qual é o problema comigo. Só as músicas na minha voz foram removidas", disse. "Luan, continuo admirando você e seu trabalho. Eu sei que você não tem culpa disso."

Antes da remoção da música, a cantora mencionou ter visto "piadas" sobre o cover. "Vi pessoas dizendo que nós, do Nordeste, precisamos aprender a trabalhar. Nós sabemos trabalhar, tanto que buscamos vocês."

"Se eu não soubesse trabalhar, teria compartilhado em várias plataformas e ganhado algum dinheiro. Quem pensa que estou enriquecendo com 'Meio Termo' ou outras versões, está enganado. Tenho uma trajetória de mais de 10 anos. Se não conhece meu trabalho, pesquise meu nome no YouTube e veja os milhões de visualizações em várias outras músicas. Respeite o Nordeste."

Tags

Notícias Relacionadas