NotíciasEntretenimentoCaetano Veloso lamenta morte de Gal Costa e chora ao vivo: 'A maior do Brasil'

Caetano Veloso lamenta morte de Gal Costa e chora ao vivo: 'A maior do Brasil'

Cantor se emocionou ao falar da amiga, que morreu nesta quarta-feira (9), aos 77 anos, em São Paulo

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/GloboNews - Reprodução/Instagram

Caetano Veloso lamentou a morte da amiga e companheira musical Gal Costa, aos 77 anos, nesta quarta-feira (9). Durante entrevista à GloboNews, o cantor se emocionou ao relembrar a amizade com ela. "Uma professora de dança falou que tinha uma menina que cantava muito bem. Então marcou uma reunião e ela [a Gal] cantou. E eu disse para Gal: você é a maior cantora do Brasil", disse Caetano ao relembrar a história que aconteceu nos anos 60. 

Caetano foi produtor do disco "Recanto" (2011), um dos mais memoráveis da carreira de Gal. "É um disco do qual a gente precisa se lembrar muito [...] Me veio à cabeça fazer algo que estava à altura do significa da Gal. Vieram muitas ideias, eu fiz todas as músicas”.

"Eu compus muitas canções. Ela apenas me avisava que estava fazendo disco e eu fazia as músicas", contou ainda Caetano, antes de recitar a música "Minha Voz, Minha Vida" e chorar. 

O artista também homenageou a amiga com um vídeo publicado em seu perfil oficial do Instagram: "Gal era uma menina que morava na Rua Rio de São Pedro, na Graça. O mais tocante era a emissão da voz. João Gilberto, Antonio Carlos Jobim e eu percebemos isso. Há muitos outros aspectos em que a canção brasileira se encontrou engrandecida por vozes femininas. Mas a emissão da voz em Gal era já música, independentemente do domínio consciente das notas. E isso fazia com que o espírito dela expressasse sutilezas, pensamentos, sentimentos, asperezas, doçuras, de modo espontâneo. O disco “Recanto” diz tudo o que chego a saber sobre Maria da Graça, Gracinha, Gal. Compus novas canções (que somei a uma que eu tinha feito para Jane Duboc, exemplo de cantora com absoluto domínio da música) para que o significado da presença de Gal entre nós se explicitasse. Vou ouvir “Recanto” - e sugiro a quem me leia que faça o mesmo - para repensar a Gal Fa-Tal, a Gal Domingo, a Gal Meu Nome É Gal. @morenoveloso me disse que reouviu esse disco esses dias e voltou a entender tudo", escreveu na legenda.

Confira o vídeo:

 

Tags

Notícias Relacionadas