Adolpho Veloso, diretor de fotografia, é indicado ao Oscar pelo seu trabalho em 'Sonhos de Trem'
Brasileiro vem conquistando seu espaço em Hollywood com um grande trabalho

Foto: Divulgação/IMDb do diretor
Além da histórica nomeação de 'O Agente Secreto ' e Wagner Moura, o diretor de fotografia Adolpho Veloso, que dirigiu a fotografia do filme 'Sonhos de Trem', também foi indicado ao Oscar na categoria "Melhor Direção de Fotografia".
Nascido na cidade de São Paulo, Veloso tem 37 anos e hoje reside em Portugal. Em entrevista dada para a Folha de S.Paulo, ele contou que decidiu que viveria do cinema bem cedo, aos seus 12 anos, após assistir ao polêmico filme Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick. Durante a faculdade, decidiu se especializar e fazer carreira na parte da fotografia, como diretor de fotografia.
O brasileiro iniciou sua carreira há 14 anos, em 2012, trabalhando em curtas-metragens. A virada de chave e início do reconhecimento ocorreu em 2017, com o documentário On Yoga: Arquitetura da Paz. O trabalho chamou a atenção do diretor Clint Bentley, que o convidou para integrar a equipe do longa Jockey, lançado em 2021.
A beleza cinematográfica expressa no filme foi um dos maiores destaques do longa-metragem da Netflix. Trazendo um ar de solidão e luto, que casa com a temática do tema e o sofrimento do personagem principal, Adolpho escancara a pura natureza e a "paz solitária" que o ambiente de floresta traz.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.


