Acervo exclusivo de Gilberto Gil ficará sob os cuidados da ABL
Entre os documentos estão fotos, cadernos de anotações, passaportes e esquemas de figurinos históricos

Foto: Reprodução / Daniel Pinheiro / AgNews
Gilberto Gil, que compõe a Academia Brasileira de Letras, ABL, desde o meio do ano de 2022 decidiu em conjunto com a esposa, Flora Gil, que a Academia será casa de um acervo exclusivo de sua carreira, contando documentos históricos desde livros e teses a passaportes passados e figuridos de shows icônicos.
“O acervo ganha um abrigo seguro, uma plataforma bem qualificada, porque é uma casa da palavra, da língua [..] E é uma casa à qual eu me associei. Então, há uma ligação direta do ponto de vista do meu trabalho”, Comentou o artista, que também alegou que não sente muita facilidade em trabalhar com o mundo digital.
Segundo o Correio, vários itens da coleção já foram digitalizadas para plataformas como a Google Arts and Culture e também sob a guarda do Instituto Antônio Carlos Jobim. No entanto, as coleções digitalizadas representam um recorte específico na carreira de Gil, como a comemoração de seus 80 anos.
Ainda não há uma previsão de quando o material estará disponível para o público no Rio de Janeiro, e segundo Maria Oliveira, que trabalha como arquivista na Academia Brasileira de Letras, os documentos ainda precisam ser adequados ás normas da instituição.