influenciado por queda de 6% da Petrobras, Ibovespa cai; dólar fecha em alta
A bolsa caiu 0,45% aos 135.913 pontos, já a moeda estadunidense subiu 0,24% e está cotada a R$ 5,4356

Notas de dólar |Foto: Reprodução/Freepik
Na sexta-feira (8), os mercados brasileiros fecharam o dia com movimentos distintos entre o câmbio e a bolsa. O dólar encerrou o dia em leve alta, interrompendo uma sequência de quatro quedas consecutivas. Já o Ibovespa teve recuo, pressionado principalmente pelo desempenho das ações da Petrobras e por incertezas políticas envolvendo declarações sobre eleições.
Cenário amplo e conjuntura
O ambiente de cautela prevaleceu no dia, com investidores atentos tanto a fatores domésticos — como balanços corporativos e tensões políticas — quanto ao cenário externo, marcado por expectativas sobre decisões de política monetária do Federal Reserve. Adicionalmente, o “tarifaço” americano sobre produtos brasileiros continuou influenciando o humor do mercado.
Dólar
O dólar comercial fechou em alta de aproximadamente 0,24%, cotado a cerca de R$ 5,436 — revertendo quatro quedas seguidas. Apesar desse leve avanço no dia, na semana, a moeda acumulou desvalorização de quase 2 % frente ao real.
Ibovespa
O índice Ibovespa recuou cerca de 0,45%, fechando em 135.913 pontos. O principal impacto veio das ações da Petrobras, que caíram entre 6 % e 8 % após divulgação de dividendos abaixo do esperado. Ainda assim, na semana, o índice conseguiu um bom desempenho, acumulando ganhos próximos de 2,6 %.