Inflação da Região Metropolitana de Salvador chega ao maior índice para fevereiro em nove anos
Alimentos e habitação foram os grupos que mais registraram altas

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo IBGE, registrou um aumento na inflação da Região Metropolitana de Salvador (RMS), a qual acelerou em fevereiro e atingiu 1,38%, o maior patamar para o mês em nove anos. Grande parte deste aumento se deu pelos preços dos alimentos, com destaque para o café (18,92%) e os ovos (17,83%). Esses itens foram dos que mais contribuíram para a elevação do custo de vida na região.
Ainda, o relatório mostrou que o grupo habitação teve alta de 5,30%, a maior em quase 30 anos. A energia elétrica subiu 17,38%, o gás de botijão também contribuiu, com aumento de 2,41%. Já o grupo educação subiu 4,64%, puxado pelo reajuste das mensalidades escolares, uma tendência comum em fevereiro. O ensino fundamental teve alta de 7,90%, enquanto o ensino médio subiu 8,77%.
O documento também evidenciou que a inflação em Salvador superou a média nacional (1,31%), garantindo o 9º lugar entre as 16 áreas pesquisadas. No acumulado do ano, a RMS já registra alta de 1,76%, acima do índice brasileiro (1,47%). Nos últimos 12 meses, a inflação na região chegou a 5,37%, a 5ª mais alta do país.