Em cada dez brasileiros, oito estão endividados
23% dos participantes apontaram as redes sociais como algo que gera dívidas

Foto: Reprodução / Agência Brasil
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva e MFM Tecnologia, compartilhada nesta quinta-feira (7) apontou que oito em cada 10 famílias estão endividadas. A pesquisa foi conduzida entre os dias 11 a 22 de setembro, e procurou apontar causas para a situação financeira da população, e possíveis soluções.
De acordo com a pesquisa, o mau uso do cartão de crédito é a principal causa de inadimplência, e 60% dos brasileiros devem vem do cartão de crédito, número que subiu desde 2022 (56%). Em segundo lugar veio a dificuldade de pagar dívidas anteriores com bancos e outros lugares de empréstimo, com 43%.
A pesquisa também apontou que a falta de planejamento financeiro, desemprego e gastos com emergências de saúde também estão no topo da lista de causas de tantas dívidas.
Além de uma novidade: As Redes Sociais foram apontadas por 23% das pessoas como um incentivo para brasileiros a adquirirem coisas e serviços que não fazem parte da sua realidade econômica, o que se traduz em novas dívidas.
O que fazer?
As pessoas que estão devendo sempre apontam que economizam dinheiro e renegociação de dívidas. Além disso, as pessoas que responderam à pesquisa apontaram que a redução da dívida ajudaria muito a situação, além de sentirem falta de orientações sobre educação financeira.
Outros 41% das pessoas comentaram que ter acesso a serviços públicos gratuitos, como creches ou escolas próximas do trabalho ajudariam muito a situação financeira.