NotíciasEconomiaDólar inicia maio em baixa com expectativa de negociação entre EUA e China

Dólar inicia maio em baixa com expectativa de negociação entre EUA e China

Moeda norte-americana recua 0,41% e acumula queda na semana; Bolsa fecha estável

| Autor: Redação
Dólar inicia maio em baixa com expectativa de negociação entre EUA e China

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O dólar comercial encerrou esta sexta-feira (2) cotado a R$ 5,654, registrando uma queda de 0,41% no dia. A moeda norte-americana chegou a atingir R$ 5,62 pela manhã, mas recuperou parte do valor ao longo da tarde. Apesar da oscilação, o dólar acumula uma desvalorização de 0,58% na semana e já recua 8,51% no acumulado de 2025.

A baixa da moeda foi impulsionada pela expectativa de negociações comerciais entre Estados Unidos e China. O Ministério do Comércio chinês confirmou que o governo norte-americano procurou Pequim para discutir as tarifas de 145% impostas pelo ex-presidente Donald Trump há um mês. A possibilidade de um acordo reduziu tensões no mercado e favoreceu países emergentes, como o Brasil, que têm na China um dos principais compradores de commodities.

Enquanto o dólar recuava, o mercado de ações teve um dia de volatilidade. O índice Ibovespa, da B3, chegou a cair 0,52% pela manhã, mas virou no final do pregão e fechou estável, com alta de 0,05%, aos 135.134 pontos. Na semana, o indicador acumulou avanço de 0,29%.

A divulgação de dados positivos sobre o mercado de trabalho dos EUA também influenciou os movimentos do câmbio. O país criou 177 mil empregos fora do setor agrícola em abril, acima das expectativas, o que pode levar o Federal Reserve (Fed) a adiar cortes na taxa de juros. Apesar disso, a perspectiva de um diálogo entre Washington e Pequim teve maior impacto sobre o dólar, que fechou em baixa globalmente.

Tags

Notícias Relacionadas