Uefs anuncia afastamento de cinco vigilantes envolvidos em agressões a estudante
Instituto de ensino superior informa que instaurará sindicância para apurar as denúncias de agressão, homofobia e racismo contra a vítima

Foto: Reprodução
A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) afastou das atividades no campus os cinco vigilantes envolvidos nas denúncias de violência contra o estudante do curso de biologia Felipe da Silva Ferreira. O instituto de ensino superior informou que instaurará sindicância para apurar as denúncias de agressão, homofobia e racismo contra a vítima. Na última quarta-feira (16), o reitor Evandro do Nascimento, a vice-reitora Amali Mussi, vários servidores e todo o corpo de pró-reitores da instituição se reuniram para avançar nas apurações e soluções referentes às graves denúncias.
O reitor da univerdade afirmou que o afastamento foi uma ação necessária, não apenas como trâmite administrativo, ou para atender ao clamor vindo da comunidade acadêmica e outros setores da sociedade, mas principalmente como um posicionamento da instituição diante de atos de violência ou qualquer possibilidade de crimes de racismo e homofobia dentro e fora dos muros da instituição.
Na reunião, os gestores da Uefs e demais servidores também ouviram os representantes da empresa de segurança, que apresentaram as suas versões iniciais dos fatos, ao tempo que também demonstraram compreender a urgência do afastamento imediato dos vigilantes envolvidos, bem como a necessidade de uma apuração minuciosa dos fatos.
Os também receberam representantes dos discentes e da comunidade universitária LGBTQIA+, que realizaram ato de apoio ao estudante agredido.