NotíciasCidadeAssociação de taxistas de Salvador teme redução do valor de novo auxílio

Associação de taxistas de Salvador teme redução do valor de novo auxílio

O benefício começa ser pago em 16 de agosto. Estão previstas seis parcelas de R$ 1 mil até dezembro, porém, essa quantia pode diminuir

| Autor: Jefferson Domingos

Foto: Domingos Júnior

O auxílio taxista começa ser pago em 16 de agosto, como forma de amenizar o prejuízo que esses trabalhadores tiveram com aumento no preço dos combustíveis, além do sofrimento nos dois anos de pandemia da Covi-19. Em Salvador, a categoria acompanha com atenção aos detalhes sobre o benefícios. Estão previstas seis parcelas de R$ 1 mil até dezembro, porém, essa quantia pode diminuir.

O valor e o total de parcelas do benefício poderão ser ajustados a partir da quinta parcela, de acordo com o número de beneficiários cadastrados, respeitando o limite global disponível para o pagamento do auxílio, segundo o Ministério do Trabalho e Previdência (MTP).

Presidente da associação Geral dos Taxistas de Salvador (AG Táxi), Denis Paim diz que  essa possibilidade de redução preocupa. "A gente orienta à categoria que não faça dídivda, uma vez o valor oscilar para menos e isso pode prejudicar os colegas", comentou Paim.

Leia também:

Taxistas aprovam novo auxílio, mas desconfiam de real interesse da "bondade"

Nas ruas da capital baiana, alguns taxistas que esse benefício poderia ter sido concedido antes, no entanto, a chegada do benefício agora será importante.

"A categoria está muito ansiosa para receber esse benefício, pois as perdas foram muito grande com a pandemia. O taxista vai poder usar esse dinheiro para poder pagar emplacamento, comprar pneus, fazer manuteção no carro. A maioria está contando com esse valor justamente para isso", completa Denis Paim, que ressaltou que vem dialogando com a Secretaria Municipal de Mobilidade e tamb´me vem tendo reunião a nível nacional.

Auxílio taxista
Com o mesmo objetivo do auxílio caminhoneiro, o Benefício Emergencial aos Motoristas de Táxis será pago aos profissionais para compensar os prejuízos do aumento no preço dos combustíveis.

Quando o benefício será pago?
As duas primeiras parcelas, referentes aos meses de julho e agosto, serão pagas em 16 de agosto. A previsão é que o pagamento das parcelas do auxílio aos taxistas de todo o país seja realizado até dezembro

Quem tem direito?
Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, terão direito ao benefício os motoristas de táxi com Carteira Nacional de Habilitação válida e alvará para prestação do serviço cadastrado nas prefeituras em vigor no dia 31 de maio de 2022.

Quantos trabalhadores serão beneficiados?
O número de taxistas beneficiados não foi divulgado pelo govervo, pois depende de informações que serão fornecidas pelas prefeituras referentes aos profissionais que têm alvará para atuar nos municípios.

Como esses trabalhadores serão selecionados?
As prefeituras devem enviar os cadastros levando em conta um calendário estipulado pelo governo. Numa primeira etapa, o cadastro deve ser feito até o dia 31 de julho neste link. Será concedida nova oportunidade às prefeituras que não conseguirem atender ao primeiro prazo. O sistema estará aberto novamente no período de 5 a 15 de agosto.

O que os taxistas precisam fazer?
Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, não há necessidade de qualquer ação por parte dos motorista. A prestação das informações é de responsabilidade das prefeituras. Eventual consulta sobre a inclusão dos motoristas na relação informada pelo município deverá ser feita diretamente à prefeitura.

Só estar cadastrado na prefeitura garante o benefício?
O simples cadastramento dos taxistas não garante o pagamento do BEm-Taxista. Os dados enviados serão analisados pela Dataprev para identificação dos profissionais elegíveis.

Tags

Notícias Relacionadas