NotíciasCidadeSobe para 50 número de cidades baianas atingidas por temporais

Sobe para 50 número de cidades baianas atingidas por temporais

Ao todo, 495 baianos estão desabrigados por causa dos temporais, segundo informações do governo do Estado

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

A forte chuva dos ultimos dias já atingiu 50 municípios baianos e 16 cidades já decretaram situação de emergência. A informação foi divulgada no sábado (3) pelo governo do Estado. 

Segundo a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), os temporais e enchentes já deixaram 495 desabrigados e 8.786 desalojados, com um total de 65.515 pessoas afetadas. Não há registros de desaparecidos e mortos. 

Lista de municípios em situação de emergência: Prado, Baixa Grande, Itabuna, Santa Cruz Cabrália, Cícero Dantas, Ibicuí, Itambé, Nova Viçosa, Vereda, Olindina, Cachoeira, Eunápolis, Cardeal da Silva, Itapé, Ribeira do Pombal e Teodoro Sampaio.

Municípios atingidos pela chuva:  Baixa Grande, Cachoeira, Cardeal da Silva, Cícero Dantas, Eunápolis, Ibicuí, Itabuna, Itambé, Itapé, Nova Viçosa, Olindina, Prado, Ribeira do Pombal, Santa Cruz Cabrália, Teodoro Sampaio, Vereda, Aiquara, Caravelas, Floresta Azul, Ibotirama, Itamaraju, Marcionílio Souza, Medeiros Neto, Wenceslau Guimarães, Catu, Ibicaraí, Itanhém, Itapicuru, Alcobaça, Aurelino Leal, Belo Campo, Cipó, Dário Meira, Gandú, Guaratinga, Inhambupe, Ipiaú, Itapetinga, Itarantim, Itororó, Jitaúna, Juazeiro, Maragojipe, Pau Brasil, Santo Antônio de Jesus, São Félix, Sátiro Dias, Itajuipe, Ilhéus e Teixeira de Freitas.

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia tem atuado nas áreas atingidas pelos temporais. No sábado (3), os bombeiros fizeram o transporte de uma recém-parida no distrito de Água Limpa, a 56 km de Jucuruçu. A estrada de acesso à localidade está com o acesso prejudicado. Já em Itabuna, os militares ajudaram a travessia de cerca de 350 funcionários do Hospital Costa do Cacau, além do resgate de pessoas que estavam ilhadas em um condomínio. 

"Permanecemos dando todo suporte para a população, atuamos no resgate de moradores ilhados e no monitoramento das áreas atingidas. Nossos bombeiros também estão dando orientações à população, sobre o que fazer em casos de alagamentos. Nossa principal meta é a preservação das vidas", explicou o tenente-coronel BM Gabriel Penna, comandante da Operação Chuva.

Rodovias afetadas 

A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) está com a equipe técnica nas rodovias estaduais afetadas pelas chuvas desde a última semana, com ações emergenciais para permitir a trafegabilidade de veículos. A execução dos serviços também conta com o apoio dos Consórcios Intermunicipais de Infraestrutura. 

Tags

Notícias Relacionadas