Nível do Rio Cachoeira sobe e provoca alagamentos em Itabuna
Alto volume de água preocupa moradores e comerciantes do município, que já decretou situação de emergência

Foto: Reprodução/Tv Santa Cruz
O nível do Rio Cachoeira, em Itabuna, subiu nove metros nesta sexta-feira (2) em razão das fortes chuvas que caem sobre a Bahia desde a última semana. Segundo o portal G1, a cheia provocou alagamentos tanto na zona rural quanto na sede da cidade, localizada no sul do estado. Não houve registros de vítimas. A prefeitura, no entanto, já decretou situação de emergência.
De acordo com a Defesa Civil local, o nível do Cachoeira subiu em razão do alto volume de água nas cabeceiras dos rios Piabanha, Salgado e Colônia, que formam a sua bacia.
A situação preocupa comerciantes e moradores da região, uma vez que o Cachoeira corta a cidade de Itabuna. Em dezembro do ano passado, a cheia no mesmo rio deixou ruas alagadas e provocou prejuízos durante o ciclo de temporais.
Conforme a Defesa Civil da cidade, somente no Piabanha foram registrados mais de 200 milímetros de acumulado de chuva nas últimas 24 horas. Por causa disso, o município de Arataca, próximo ao rio, ficou isolado.
A sede de Itabuna, por sua vez, registrou 151 milímetros de chuva em apenas 12h —além do que foi acumulado no Rio Piabanha.