NotíciasCidadeSalvador renova 60% da frota de compactadores utilizados na coleta de resíduos

Salvador renova 60% da frota de compactadores utilizados na coleta de resíduos

Prefeitura entrega novos veículos da Limpurb às vésperas do Dia do Gari

| Autor: Redação / Varela Net
Novos veículos foram entregues nesta quinta (15)

Novos veículos foram entregues nesta quinta (15) |Foto: Valter Pontes/Secom PMS

A Prefeitura de Salvador anunciou, nesta quinta-feira (15), a renovação de 60% da frota de caminhões compactadores utilizados na coleta de resíduos sólidos da cidade. A entrega simbólica dos veículos foi realizada pelo prefeito Bruno Reis e pelo presidente da Limpurb, Carlos Augusto Gomes, na sede da autarquia, localizada às margens da BR-324. A cerimônia, que contou com um café da manhã com agentes de limpeza, ocorreu na véspera do Dia do Gari, celebrado nesta sexta-feira (16).

Cinco dos novos caminhões apresentados ganharam, inclusive, uma plotagem especial, estampando rostos dos trabalhadores e trazendo o tema “Valentes”. “Amanhã (16) é o Dia do Gari, profissionais esses que são extremamente importantes para a nossa cidade. Temos uma relação de afeto e de carinho muito próxima a eles. Por isso, fiz questão de vir aqui, na Limpurb, para tomar café com esses trabalhadores e também realizar o ato de entrega da renovação de mais de 60% da frota dos nossos caminhões compactadores que realizam a coleta em nossa cidade”, destacou Bruno Reis.

Segundo a Limpurb, Salvador conta com uma frota de mais de 200 veículos dedicados à limpeza urbana. Desses, 96 são caminhões compactadores — agora, mais de 60 deles foram substituídos por modelos mais modernos. A iniciativa visa otimizar a eficiência na coleta de resíduos e garantir mais segurança e conforto aos trabalhadores.

“As empresas que prestam esse serviço de coleta têm por obrigação, ao longo do contrato, de chegar a 100% dessa renovação, que vai ocorrendo no dia a dia. Isso permite que a gente tenha uma coleta de lixo com melhor qualidade, deixando a cidade mais limpa, mais bem cuidada para todos nós que aqui moramos e vivemos”, frisou.

Descarte consciente

Com o aumento das chuvas na capital, a gestão municipal reforça a importância da colaboração dos moradores no descarte adequado dos resíduos. O prefeito fez um apelo para que os cidadãos respeitem os horários e pontos de coleta definidos, evitando a deposição irregular de lixo e entulho em locais públicos.

“Ainda enfrentamos uma série de problemas. Muitas pessoas se acostumaram a colocar o entulho na porta de casa, às vezes, no canteiro central de algumas vias. Então, meu apelo é para que as pessoas tenham a consciência de depositar no local devido para ajudar o nosso trabalho, colocando o lixo na porta de casa, próximo do horário da coleta que ela ocorre, de forma programada. Hoje temos um custo elevado com varrição e limpeza, o que acaba onerando ainda mais os cofres públicos”, alertou o chefe do executivo municipal.

Reconhecimento

A capital baiana conta com aproximadamente 4 mil garis, responsáveis pela coleta diária de cerca de 5,2 mil toneladas de resíduos domiciliares e restos da construção civil. Durante a cerimônia, o presidente da Limpurb, Carlos Augusto Gomes, destacou a dedicação desses profissionais.

O presidente da Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb), Carlos Augusto Gomes, é enfático ao ressaltar o papel dos agentes. “Cidade nenhuma do Brasil e do mundo funciona sem eles. Eu até me emociono, porque todo o esforço que a gente fizer é pouco para esses profissionais. Agora, por exemplo, estamos com a Operação Chuva e eles estão fazendo tudo, desde a limpeza de canaletas até a colocação de lonas. Por isso, faço questão de prestar homenagem a esses guerreiros”, disse.

Agente de limpeza há cinco anos, Luciane Ferreira, 50, foi uma das trabalhadoras selecionadas para estampar os novos compactadores da Limpurb. Ela conta que, diariamente, às 6h, está nas praias da Boca do Rio para atuar na limpeza da localidade. “É um privilégio para gente essa comemoração ao Dia do Gari. É motivo de muito orgulho não só para mim como para toda minha família”, disse.

Com nove meses de serviço, Guilherme Ribeiro, 25 anos, revelou que também se orgulha em exercer a profissão, cuja escolha laboral foi inspirada no exemplo do próprio pai, que é gari há mais de duas décadas.

“É um emprego que está me dando oportunidade de correr atrás dos meus objetivos, de colocar comida na mesa. E essa comemoração do Dia do Gari mostra que a Prefeitura está valorizando o nosso serviço”, pontuou ele, que atua na Federação, Barra e Itapuã.
 

Tags

Notícias Relacionadas